Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 04/09/2013

Prorrogadas inscrições para capacitação no setor sucroalcooleiro

O projeto NAGISE capacitará cerca de 80 empresas em gestão da inovação, visando ampliar a competitividade empresarial.

Embrapa Agroenergia

As inscrições para participar do projeto Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação no Setor Sucroenergético (NAGISE) foram prorrogadas até 10 de setembro e podem ser feitas no sítio eletrônico http://www.fca.unicamp.br/nagise.

O projeto tem como público-alvo as empresas do setor sucroenergético e, a princípio iria atender apenas aos estados de São Paulo, Goiás e Pernambuco. Entretanto, devido ao interesse despertado, empresas de outros estados das regiões sudeste, centro-oeste e nordeste poderão se inscrever para participar do processo de seleção.

O projeto NAGISE capacitará cerca de 80 empresas em gestão da inovação, visando ampliar a competitividade empresarial em escala nacional e global, bem como contribuir para o fortalecimento do setor na matriz energética nacional. Para tanto será disponibilizada uma plataforma da gestão da inovação para as empresas do setor sucroenergético e desenvolvidas metodologias para estabelecimento de planos de inovação em empresas da cadeia produtiva.

O professor da UNICAMP, Sérgio Salles, coordenador geral do NAGISE, explica que “o projeto viabilizará: a capacitação em gestão da inovação, a realização de um diagnóstico da inovação na empresa e um plano de gestão da inovação em cada empresa”.

A participação das empresas no projeto é totalmente gratuita. Entretanto, elas deverão arcar com os custos de deslocamento de seus profissionais para assistir às aulas e participar das atividades do projeto.

A primeira etapa do projeto, que se concentrará nas empresas do Estado de são Paulo será realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, no campus de Limeira (SP), a partir de outubro. Serão 12 sessões oferecidas às sextas-feiras à noite e aos sábados, totalizando 96 horas.

O programa é coordenado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e tem a colaboração de pesquisadores da Embrapa Agroenergia, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única), com financiamento da Agência Brasileira da Inovação (Finep). Cerca de 30 pesquisadores e professores estarão envolvidos nas várias etapas do projeto.

O NAGISE integra o Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e também da Mobilização Empresarial para a Inovação, da Confederação Nacional da Indústria.

Serviço:

Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (19) 3701-6656/ (19) 3701-6721/ (19) 9604-5465 ou pelo endereço eletrônico nagise@fca.unicamp.br