Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 26/07/2013

Itaipu apoiará centro de qualificação para jovens em Ponta Porã

Senador Moka trabalha para instalar parque tecnológico em cidade de MS.

Da Redação

Representantes políticos, de instituições de ensino, dos empresários, de produtores e do comércio de Mato Grosso do Sul visitaram na última quarta-feira (24) projetos e instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Liderada pelo senador Waldemir Moka (PMDB), a comitiva conheceu as experiências da fundação para criação de centro semelhante de qualificação de jovens em Ponta Porã.

Durante a visita, o grupo conheceu espaços como o Polo Astronômico, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a sede provisória da Unila e parte dos projetos desenvolvidos nos laboratórios de hidrogênio e biogás. O veículo elétrico, no momento exposto em frente ao Edifício do Saber, também chamou a atenção dos visitantes pela eficiência, pelo cuidado com o ambiente e pelo silêncio do motor.

Após o passeio, houve uma reunião para traçar as estratégias de criação do Parque Tecnológico em Ponta Porã. Estiveram presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, e o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

“Pensar grande”

Samek afirmou que é uma satisfação da Itaipu colaborar para a construção e implantação de um novo Parque. “O desenvolvimento brasileiro gira em torno da tecnologia. Por isso estamos à disposição para auxiliar na busca de parcerias e no modelo de organização. Pensar grande, começar pequeno e andar rápido é a chave para o processo dar certo”, recomendou.

“O tema central para levar o projeto adiante são as pessoas. Antes de qualquer coisa é preciso definir um grupo de trabalho e capacitá-los para isso. O conhecimento é o principal artigo que temos para oferecer a vocês, incluindo a metodologia usada pelo Parque para o desenvolvimento do território”, ressaltou Sotuyo.

Moka, que visitou o parque pela segunda vez, afirmou que Foz do Iguaçu é um centro de tecnologia que produz conhecimento. “Estou convencido disso. Por isso temos interesse em capacitar professores e profissionais aqui e conhecer o modelo de atuação do Parque para que possamos repetir essa experiência em nosso Estado”, avaliou.

Parceria selada

O deputado Vander Loubet (PT), que também fez parte da comitiva a convite de Moka, destacou a parceria para levar o projeto adiante. “Estamos encantados com o que vimos no parque. É desse conhecimento na área de ciência e tecnologia que precisamos. A experiência de vocês é fundamental para o processo”, afirmou.

“Queremos que as pessoas da nossa cidade se apaixonem por esse projeto e que possam ter uma nova visão, como a do parque de Itaipu”, completou o prefeito de Ponta Porã, Ludimar Godoy Novais.

Ficou acertada a formação de comissão cujos integrantes vão receber informações sobre Itaipu para encaminhar a criação do Parque Tecnológico em Ponta Porã. O compromisso da futura parceria foi selado com o tradicional plantio de árvore nos gramados do Parque de Itaipu pelo senador Moka.