Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 14/05/2013

Senar vai formar 110 turmas de tratoristas em MS este ano

Primeiro município a receber a capacitação será Eldorado, no sul do Estado.

Senar

O setor agropecuário tem, cada vez mais, exigido qualificação profissional dos trabalhadores. Visando suprir a demanda de mão de obra treinada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) realiza nesta terça-feira (14) a aula inaugural do curso de Tratorista Agrícola no município de Eldorado. Durante o ano, o Senar formará 110 turmas de tratoristas em cerca de 50 municípios de Mato Grosso do Sul.

Primeiro município a receber a capacitação em 2013, Eldorado terá duas turmas de 15 alunos cada, com aulas gratuitas, carga horária de 200 horas/aula e entrega de certificado ao fim do curso. Para participar da capacitação é necessário ter no mínimo 18 anos e no caso de jovens com idade escolar, estar cursando o ensino regular ou ser integrante de algum tipo de programa de auxílio do Governo Federal.

De acordo com o instrutor do Senar, Fernando Pirollo, um dos objetivos do curso é capacitar os interessados para a formação de profissionais que atendam a demanda do mercado atual, destacando a compreensão de temas como segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente. “Mato Grosso do Sul é um estado cujo campo é o grande responsável pela economia e geração de emprego, mas há uma grande necessidade de pessoas qualificadas para atuar no setor. Através do Pronatec e Senar, os jovens terão a oportunidade de acesso ao conhecimento, tornando-se aptos a desenvolver atividades como a de tratorista agrícola, que exige capacitação, com conhecimento em questões importantes, como a segurança do trabalho e a preservação ambiental, entre outros temas essenciais para quem trabalha no setor”, destaca.

A coordenadora do Pronatec em Eldorado, Sirlei Simas, avalia a realização do curso como uma ação muito importante para os trabalhadores da cidade, principalmente após a chegada da Usina Rio Paraná, responsável pela moagem da cana-de-açúcar e produção de etanol. “Eldorado foi contemplada com a usina Rio Paraná, mas necessita de trabalhadores qualificados. Houve necessidade de trazer pessoas de outros municípios do Estado e até mesmo Paraná para atuar na empresa e nossos moradores acabaram sem a oportunidade destas vagas. Diante disso, esta parceria é essencial, já que qualificará nossos moradores, em especial os jovens que buscam uma oportunidade de efetivação na usina”, analisa Sirlei.

As aulas teóricas do curso de Tratorista Agrícola serão realizadas em uma escola municipal e as práticas no campo de plantio da usina de Eldorado, sempre nos horários opostos das atividades escolares dos estudantes inscritos. O curso será oferecido por meio do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Sindicato Rural do município, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).