Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 02/05/2013

Fibria contrata e qualifica operadores de máquinas florestais em MS

No total, 20 pessoas foram contratadas e qualificadas para a atividade florestal.

Da Redação

A Fibria contratou e qualificou 20 operadores de máquinas de colheita florestal. A iniciativa faz parte da estratégia da Fibria para criar e fortalecer oportunidades de trabalho na atividade florestal, com a formação de mão obra especializada para a região de Três Lagoas.

Segundo o gerente de colheita florestal, Tomás Balistiero o processo seletivo foi aberto para toda a comunidade. “Diante da necessidade de mão de obra qualificada a Fibria contratou as 20 pessoas que passaram no processo seletivo e depois iniciou a qualificação. Nós vemos essa estratégia como um investimento nas pessoas e na empresa. Estamos suprindo a necessidade de nosso quadro operacional abrindo oportunidade para aquelas pessoas que buscam formação e uma colocação melhor no mercado do trabalho”.

Tecnologia a serviço da qualificação

Após o processo seletivo, os operadores iniciaram a qualificação e entre um dos requisitos básicos para a conclusão do curso estão 40 horas/aulas em um simulador de máquina de colheita florestal. “A utilização do simulador no processo de formação diminui o tempo que eles passariam dentro de uma máquina aprendendo as técnicas”, explica o coordenador de capacitação operacional da Fibria, Artur Antônio Mazon.

O coordenador ressalta que o simulador possui todas as características de uma máquina real. “É a mesma cabine e comandos e ao término dessas horas, eles já terão adquirido a técnica necessária para iniciar o treinamento no campo, que consiste na prática da colheita”.

Além das técnicas adquiridas no simulador, os operadores também recebem qualificação quanto a conhecimentos básicos sobre a máquina, procedimentos operacionais, rotinas e segurança operacional.

Crescimento profissional

Balistiero explica que boa parte dessas vagas foram disponibilizadas devido ao crescimento profissional dos operadores anteriores. “Quem inicia nesta carreira possui várias possibilidades de crescimento profissional. Tudo depende da dedicação do trabalhador em buscar qualificação e suas entregas. Existem boas possibilidades de crescimento dentro da Fibria”.