Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 16/04/2013

Processo seletivo para cursos técnicos atrai 3,7 mil candidatos em MS

As provas foram aplicadas em 12 cidades, incluindo Campo Grande, com o oferecimento de 1.785 vagas em 16 cursos.

Pelo menos 3,7 mil candidatos realizaram, neste domingo (14/04), em Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas as provas do processo seletivo aplicadas pelo Senai, no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para preencher 1.785 vagas em 16 cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio distribuídos. Do total de 3.703 candidatos, 928 fizeram as provas na Capital, enquanto os 2.775 restantes nas demais cidades onde o Senai tem unidades operacionais.

Entre os candidatos que fizeram as provas em Campo Grande está a estudante Rafaela Oliveira, 14 anos, que disputou uma vaga no curso técnico em segurança do trabalho. “Estou muito otimista, pois estudei muito para essas provas e acredito na aprovação. Sem dúvida esse tipo de processo seletivo é uma ótima oportunidade para os alunos das escolas públicas conseguirem uma qualificação”, disse. Assim também pensa o estudante Lucas Guilherme Viana de Souza, 19 anos, que é concorrente de Rafaela Oliveira. “O curso técnico é uma opção para os jovens. Nunca fiz nenhum curso desse tipo, mas pelo o que tenho acompanhado este é um caminho para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, avaliou.

Já o estudante Matheus Ferreira de Melo, 17 anos, apontou que quanto mais cedo o jovem buscar o conhecimento técnico, mais chances de um futuro promissor ele terá. “Penso que essa é a idade certa de começar a pensar nisso e buscar uma qualificação. Eu tento uma vaga para o curso técnico em eletroeletrônica, pesquisei muito sobre essa área e me identifiquei. Espero ser aprovado”, disse. O gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, destacou que o processo seletivo repete o sucesso dos anteriores. “A quantidade de candidatos evidencia o interesse da comunidade pelos cursos oferecidos pelo Senai”, declarou.

Distribuição de cursos e vagas

Os cursos oferecidos são açúcar e álcool, agroindústria, automação industrial, celulose e papel, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, edificações, logística, manutenção automotiva, mecânica, meio ambiente, mineração, segurança do trabalho, química e vestuário. Para Campo Grande são 430 vagas em 7 cursos, para Corumbá são mais 280 vagas em 6 cursos, em Deodápolis são 70 vagas em 2 cursos, em Dourados mais 225 vagas em 7 cursos, em Ivinhema outras 70 vagas em 2 cursos, em Naviraí mais 70 vagas em 2 cursos, em Nova Alvorada do Sul são 70 vagas em 2 cursos, em Nova Andradina outras 70 vagas em 2 cursos, em Rio Verde mais 80 vagas em 2 cursos, em Sidrolândia são 60 vagas em 2 cursos, em Sonora outras 40 vagas em 1 curso e em Três Lagoas outras 320 vagas em 8 cursos.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, esses cursos são destinados apenas a estudantes matriculados nos anos do Ensino Médio ou nas fases do Ensino Médio na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul. “A formação técnica tem duração de até 2 anos, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos, preparando para a entrada no mercado de trabalho no setor da indústria”, pontuou.

Ele informa ainda que as listas dos candidatos aprovados serão afixadas nos murais das unidades do Senai e nas escolas públicas estaduais, bem como disponibilizadas no endereço eletrônico www.pronatecms.com.br, no próximo dia 19 de abril. “O candidato classificado no processo de seleção deverá efetuar sua pré-matrícula na escola pública da Rede Estadual de Ensino em que esteja matriculado de 24 de abril a 8 de maio, para os convocados em 1ª chamada, sempre nos horários das 7h30 às 11h, das 13h30 às 17h e das 19h30 às 21h. Já para os convocados em 2ª chamada o período de matrícula é de 9 a 18 de maio somente pela Internet no endereço eletrônico http://pronatec.mec.gov.br/, no campo INSCREVA-SE”, ressaltou.