Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 21/02/2013

Barralcool, em MT, abre nova turma de capacitação para Jovem Aprendiz

A nova turma será formada por um grupo de 25 alunos, com idades entre 18 e 23 anos, com previsão de início em 11 de março de 2013.

Da Redação

O Grupo Barralcool vem investindo na capacitação profissional por meio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com Instituições de Qualificação, tanto na área Industrial (Elétrica industrial, Operador de Processos na Indústria Sucroalcooleira, Mecânica Diesel, etc) quanto na área Rural, cujo próximo curso será o de Mecanização Agrícola, junto ao Senar/MT. As aulas teóricas e práticas serão ministradas dentro das instalações de treinamento da própria usina.

A nova turma será formada por um grupo de 25 alunos, com idades entre 18 e 23 anos, com previsão de início em 11 de março de 2013.

“Já formamos 08 turmas no Programa Jovem Aprendiz, sendo uma delas na modalidade Aprendiz Rural, a qual foi considerada um grande sucesso, deixando inclusive as portas abertas e fortes expectativas para abertura desta nova turma.“ afirma a coordenadora de Recursos Humanos, Claudia Deris.

Os interessados passam por um processo seletivo, composto por várias etapas, realizado pela área de RH do Grupo Barralcool, o qual faz também o acompanhamento e avaliação dos aprendizes no decorrer do curso. “Mantemos contatos frequentes com os alunos e os professores para saber sobre o andamento do curso e também quando algum aluno apresenta problemas de excesso de faltas ou de baixo aproveitamento no curso, geralmente este é chamado a comparecer no RH para investigarmos as causas da situação”, destaca Girlene Costa, Analista de Desenvolvimento Humano.

“O Jovem Aprendiz quando admitido tem sua carteira de trabalho registrada na função de aprendiz e recebe salário mínimo hora para realização da carga horária diária prevista no projeto do curso, tendo também direito aos benefícios da empresa e direitos trabalhistas, com base na lei da aprendizagem. Acredito que o sucesso do Programa Jovem Aprendiz é resultado de uma parceria onde temos de um lado o Senai-MT/ Senar-MT, oferecendo apoio técnico e de outro, o Grupo Barralcool, oferecendo suporte material e psicológico, ambos comprometidos com o engajamento do jovem no mercado de trabalho” ressalta Roberto Romas, gerente de Recursos Humanos.

“O Programa Jovem Aprendiz tem sido muito proveitoso para mim. Vejo como uma oportunidade de me qualificar e como sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, disse o aluno Sebastião Benedito A. Almeida de 19 anos de idade, concluinte do curso de Mecânica Diesel

A coordenadora de Recursos Humanos frisa ainda: “com o certificado em mãos, é mais fácil o jovem conseguir uma vaga no mercado de trabalho, sem falar que ao término do curso o próprio Grupo Barralcool já vem contratando diversos jovens para fazer parte do quadro efetivo da empresa”. Afirma Claudia Deris.