Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 13/02/2013

Ceise quer unidade em Dourados para atender setor sucroenergético

O Ceise oferece ferramentas para o desenvolvimento geral das empresas do setor.

Prefeitura de Dourados

O Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) prepara a implantação de uma unidade em Dourados para atender a região. O gerente executivo da instituição, Sebastião Macedo Pereira, e o assessor Ronaldo Knack se reuniram com a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Neire Colman, para discutir o assunto.

A empresa busca promover o desenvolvimento das indústrias do setor sucroenergético e biocombustíveis estabelecidas no território nacional, com foco no desenvolvimento tecnológico, científico, social, ambiental e econômico de toda a cadeia. Como Dourados é o centro da indústria sucroenergética do Estado, a entidade implantará a sua unidade de Mato Grosso do Sul no município para que fique mais próxima das usinas e indústrias de manutenção.

A reunião aconteceu na sede da secretaria. Os dirigentes do Ceise discutiram com Neire as estratégias de apoio à indústria sucroenergética do Estado e toda a sua cadeia. A Prefeitura de Dourados vai dar todo o apoio no processo de instalação do Ceise na cidade.

Neire colmam classifica a entrada do Ceise em Dourados como muito importante no processo de implantação do projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, lançado em 2011 pelo prefeito Murilo e que está em desenvolvimento. “É mais um passo no apoio às empresas já instaladas e que estão chegando”, diz Neire. A secretária lembra ainda que o Ceise pode atender inclusive indústrias de outros segmentos da região.

O Ceise oferece ferramentas para o desenvolvimento geral das empresas do setor, avaliação de desempenho, promoção nacional e internacional das competências do setor, criação de oportunidades, atuação na normalização, regulamentação e funcionamento, partilha de experiências, cursos e outras ações. Funciona ainda como órgão consultivo do poder público.

O Ceise mantém a Uniceise (Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético), que tem o objetivo de oferecer formação voltada ao setor de biocombustíveis e bioenergia. A universidade tem o apoio da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul).