Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 30/01/2013

Senar oferece cursos voltados para setor sucroenergético

Entre os cursos estão o de operação de plantadeira e de trato cultural da cana.

Senar

Produtores rurais e familiares de 47 cidades de Mato Grosso do Sul recebem capacitação gratuita no mês de fevereiro. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, integrado ao Sistema Famasul.

Os cursos são voltados para formação profissional rural e promoção social e são oferecidos para produtores rurais, suas famílias, e instituições que trabalham no meio agropecuário. Neste ano, o Senar/MS oferece mais de 10 novos cursos, entre eles o curso de “Tratos Culturais para Cana Soca-Adubação”. Este, é voltado para a área agrossilvipastoril e tem o objetivo de informar aos alunos sobre os procedimentos básicos dos tratos culturais para cana soca – adubação, conforme a recomendação para a cultura

Outro curso que abre turmas para este ano é o de “Plantadeira – Plantio Mecanizado de Cana de Açucar”, em que o aluno aprende a operar a plantadeira de cana, conforme especificações técnicas e de segurança que o trabalho exige.

Para participar destas capacitações é necessário ter idade mínima de 18 anos e ser tratorista agrícola. As aulas são divididas em módulos e não há custo algum para o participante. As vagas são limitadas.

Os cursos de profissionalização rural atendem produtores nas áreas agrossilvipastoril, agroindústria, agricultura, silvicultura e pecuária e buscam facilitas as atividades realizadas diariamente nas propriedades.

Já no meio de promoção social, a instituição propõe ao homem do campo atividades de caráter sócio-educativo, com capacitações voltadas para as áreas de artesanato, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.

Para se inscrever basta entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município. Vale lembrar que para receber o certificado de conclusão é preciso cumprir uma porcentagem mínima de presença. Para saber mais acesse: www.senarms.org.br