Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 10/01/2013

Famílias e produtores rurais recebem capacitação gratuita

Durante janeiro serão oferecidos 51 cursos gratuitos em todo o Estado.

Senar/MS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) retoma as atividades de 2013 nesta semana e promove durante todo mês de janeiro 51 cursos gratuitos em todo o território sul-mato-grossense. Com isso, a instituição busca capacitar mais de 765 produtores rurais só neste mês.

“As capacitações realizadas no ano 2012, atenderam nossas expectativas, atingindo a todos os objetivos previamente estabelecidos. Para 2013 pretendemos ampliar nossas metas para conseguir levar as capacitações a um número maior de famílias rurais”, afirma o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

O SENAR/MS oferece, semanalmente, cursos voltados à formação profissional rural e promoção social, atendendo à produtores rurais e suas famílias. Os cursos de profissionalização rural são voltados às áreas agrossilvipastoril, agroindústria, agricultura, silvicultura e pecuária e buscam facilitas as atividades realizadas diariamente nas propriedades.

Já no meio de promoção social, a instituição propõe ao homem do campo atividades de caráter sócio-educativo. As capacitações oferecem aos alunos noções nas áreas de artesanato, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.

Os cursos terão início na já nessa semana, com uma turma do programa Inclusão Digital Rural, no município de Angélica. Entre as capacitações oferecidas no mês de janeiro estão a de Inseminação Artificial, promovidas em parceria com a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, o de Operação de Colhedora de cana-de-açúcar em Rio Brilhante, Adestramento de Equinos (Rédeas) em Corumbá e Relações Interpessoais no Trabalho e para a Vida, na cidade de Três Lagoas.

Ainda para este ano, o SENAR/MS pretende investir em projetos e programas nacionais, como é o caso do Pronatec. “O Pronatec teve grande sucesso no ano passado. Para 2013 a meta é saltarmos de 26 para 130 turmas, com o objetivo de capacitar 2 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, beneficiários dos programas federais e pequenos produtores”, finaliza Martins.

As qualificações oferecidas pelo SENAR/MS são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente no Sindicato Rural de cada município. O calendário dos cursos e informações podem ser encontradas no site: www.senarms.org.br.