Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 10/01/2013

Abertas vagas para o Programa Agroescola em Campo Grande

Curso é voltado para alunos que concluíram curso técnico profissionalizante em agropecuária.

O ano começou e o retorno às aulas também. O Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte (Agroescola) está com seleção pública de candidatos, edital N° 18/2012, aberta até o dia 4 de fevereiro, com concessão de bolsas de estudo no valor de R$ 550.

Responsáveis pelo Agroescola, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Embrapa disponibilizam, para 2013, 30 vagas e entre os requisitos básicos para se candidatar está ter concluído o curso técnico profissionalizante em agropecuária em escolas públicas, municipal ou estadual sul-mato-grossenses.

Com duração de 12 meses, o treinamento é ministrado na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Campo Grande-MS, Unidade Gado de Corte. Durante esse período, os estudantes recebem formação, com fundamentos nos projetos de pesquisa “Estratégias genéticas para melhoria da eficiência de produção e da qualidade da carne bovina no Brasil” e “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção da agropecuária brasileira” da Embrapa. Ao final, estarão habilitados em multiplicadores de tecnologia em pecuária de corte.

A avaliação do candidato é composta por duas fases: análise de enquadramento, que considera os requisitos e critérios preestabelecidos, o correto envio da inscrição e da documentação obrigatória; e prova objetiva, português e conhecimentos específicos, e redação.

Em julho de 2012, a primeira turma do Programa, com 21 estudantes, participou da aula inaugural do projeto. Os jovens vindos da Capital, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul concluem o curso em fevereiro e, segundo Rozimar Lopes Bezerra, diretora da Agroescola, alguns alunos já passaram no vestibular em Ciências Agrárias, como Agronomia e Medicina Veterinária, e outros buscarão o mercado de trabalho.

Informações e acesso ao edital no portal da Fundect (www.fundect.ms.gov.br), pelo telefone (67) 3316-6725 ou correio eletrônico, projetos@fundect.ms.gov.br.