Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 12/03/2015

Lançado na Dinapec o Centro de Excelência de Bovinocultura

Estrutura será construída pelo Senar, em Campo Grande.

Da Famasul

Com a meta de formar 832 técnicos em nível médio ao ano e assim suprir a falta de mão de obra especializada no meio rural, foi lançada nesta quarta-feira (11) a pedra fundamental do Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural em Bovinocultura de Corte do Senar - Serviço de Aprendizagem Rural, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, durante a abertura da Dinapec 2015 - Dinâmica Agropecuária.

Ocupando uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, a construção da unidade está prevista para este primeiro semestre de 2015 e as aulas devem iniciar em 2016. "Toda a estrutura foi pensada justamente para aliar a parte técnica à prática. E a Embrapa Gado Corte, nossa parceira nesse projeto, proporciona o necessário para que esses alunos possam colocam em prática as lições aprendidas em sala de aula", ressaltou durante o lançamento a assessora técnica do Senar Central , Fernanda Leite.

Com oito blocos e uma configuração modular, o Centro de Excelência apresentará um formato moderno, com laboratórios didáticos, área de convivência, laboratório de informática, entre outros departamentos. No local, será instalada também a Faculdade CNA de Tecnologia, voltada exclusivamente para o agronegócio. No espaço reservado à construção do Centro, há uma casa construída na década de 70 que será restaurada. "Vamos pensar no futuro, preservando o passado", destacou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Durante o lançamento, Beretta salientou a relevância do acesso à educação especializada neste segmento que se destaca no cenário estadual. "As ações desenvolvidas pelo Centro colaborarão para potencializar a pecuária de corte, uma das principais atividades econômicas de nosso Estado", afirmou.

Mato Grosso do Sul é um dos nove estados brasileiros a contar com Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural, projeto desenvolvido pelo Senar Central, junto com suas unidades regionais e parceiros. Além do Centro em Bovinocultura de Corte, será construído em Dourados o Centro de Excelência em Cana-de-açúcar.

Dinapec 2015

Durante a abertura, o chefe geral da Embrapa Gado de Corte , Cleber Oliveira Soares, falou do crescimento do evento ao longo dos dez anos. "Começamos pequenos, mas hoje trazemos novas tecnologias para que os produtores utilizem. Aproveitem, explorem, visitem e questionem", convidou o representante. O evento vai até o dia 13 de março.

O diretor secretário do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Ruy Fachini, reforçou a importância do acesso dessas novas tecnologias apresentadas no evento pelo meio rural. "A Dinapec representa um diferencial para o crescimento deste segmento que é um dos mais fortes em nosso Estado. A nossa pecuária não é a maior do País, mas pode ser considerada a melhor", destacou.

Estiveram também presentes na cerimônia de abertura do evento o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, o secretário de produção e agricultura do Estado, Fernando lamas, o superintendente da SFA/MS, Orlando Baez, o presidente da Fundação MS e da Sulcanas - Associação dos Fornecedores Independentes de Cana-de-Açúcar, Luis Alberto Moraes Novaes, diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto.