Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 19/12/2012

Em MS, 78 alunos recebem certificados do Pronatec Senar

O Pronatec é um serviço oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS em parceria com o Ministério da Educação.

Senar/MS

“A gente se sente pequeno em cima dos tratores, mas grande em conhecimento, após o curso”, afirma a estudante de 17 anos, Camila Ortiz, ao comentar a parte prática do curso Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC no Senar. Ela concluiu a capacitação e recebeu certificado junto a mais 50 alunos da Escola Estadual Nova Itamarati – Ponta Porã (MS), no dia 18 de dezembro, às 19h30, na sede da Fazenda Itamarati.

O Pronatec é um serviço oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS em parceria com o Ministério da Educação – MEC, e tem como objetivo capacitar, gratuitamente, jovens de comunidades rurais, sindicatos e estudantes da rede pública de ensino.

Filha de agricultores familiares, Camila conta que após o curso, visualizou um futuro promissor no campo: “Penso em me tornar uma empreendedora rural, introduzindo a agricultura de precisão no assentamento onde vivo, estudando e incorporando novas tecnologias, e aprimorando. Pra mim, o campo é melhor lugar pra se viver; você colhe o que planta, está perto da natureza e tem qualidade de vida”.

“A terra é a bola da vez”, declara o superintendente do Senar/MS Clodoaldo Martins. Ele pontua que esses jovens já são empreendedores e ajudam seus pais na renda rural, mesmo sem perceberem. “Nada melhor que investir naquilo que já faz parte do nosso cotidiano e esses jovens são também, o futuro do agronegócio”, complementa. De mesma opinião, o diretor da E.E. Nova Itamarati, José Carlos Brito, fala que o objetivo da escola é oferecer aos alunos, subsídios educacionais para que eles possam crescer onde vivem.

Em Ponta Porã, estiveram presentes na ocasião, o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins; a gestora de Educação Profissional Rural, Maria do Rosário de Almeida; o diretor da escola José Carlos Brito; a diretora adjunta Sandra Gomes; as coordenadoras da Nova Itamarati Rosimeire da Silva e Luciana Cavalcanti; o professor Franmínio Ruiz, o presidente do colegiado Clayson Ruiz Vieira Dias e o mobilizador do Senar/MS, Fábio Anastácio de Almeida – representando o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes Martins.

Nesta quarta-feira (19), às 9 horas, 27 alunos da cidade de Maracaju também receberão seus certificados, no Sindicato Rural da cidade. "Trabalhar na área rural é também um jeito de mostrar carinho pela terra que nos acolheu", argumenta o estudante Elcio Orosco Gonzaga, 17 anos, também concluinte do mesmo curso que Camila Ortiz.