Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 18/12/2012

Senar fecha ano capacitando 38 mil em 2,3 mil cursos em MS

Somente nesta semana serão oferecidos 43 cursos em 20 cidades do Estado

Da Redação*

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerra a programação de qualificações nesta semana em Mato Grosso do Sul contabilizando a capacitação de 38 mil pessoas em 2,3 mil cursos. “As capacitações realizadas neste ano, foram de encontro com o nosso planejamento estratégico e atingiram os objetivos previamente estabelecidos, uma vez que o número de produtores e trabalhadores rurais superou nossas expectativas”, afirma o superintendente da entidade no Estado, Clodoaldo Martins.

Segundo ele, para 2013 a entidade pretende investir projetos e programas nacionais, como o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Uma de nossas metas será ampliar as turmas do Pronatec e saltarmos de 26 para 130 turmas, com expectativa de capacitar 2 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, beneficiários dos programas federais e pequenos produtores”, comenta.

Últimos cursos

Para fechar a programação deste ano, o Senar/MS está oferecendo 43 cursos em 20 cidades do Estado. A projeção é da capacitação de 650 trabalhadores rurais e suas famílias. Os cursos são oferecidos em diversas áreas de profissionalização rural e promoção social com o objetivo de facilitar e melhorar o rendimento das atividades realizadas no dia-a-dia nas propriedades rurais.

Um dos exemplos é o curso “NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxico”. A capacitação prepara trabalhadores para utilizar e fazer a manutenção segura de equipamentos utilizados para aplicar defensivos agrícolas, como costais e pulverizadores, além de oferecer noções de legislação e sanidade. Esse curso será oferecido entre está segunda-feira (17) e sexta-feira (21) nos municípios de Angélica e Maracajú.

As qualificações são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente no Sindicato Rural de cada município. O calendário dos cursos e informações podem ser obtidas pelo site do Senar/MS.

(*Com informações do Senar/MS)