Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 19/01/2015

Odebrecht Agroindustrial oferece formação profissional para jovens

Iniciativa tem como objetivo a formação de jovens de 17 e 22 anos em GO.

Da Odebrecht Agroindustrial

A Odebrecht Agroindustrial, empresa que atua na produção de açúcar, etanol e energia de biomassa, vai implementar o Programa Acreditar Jr. na cidade de Mineiros (GO).

Realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa tem como objetivo a formação de jovens com idade entre 17 e 22 anos, em especial os filhos e parentes de Integrantes das empresas da Organização Odebrecht.

As aulas têm início hoje (19) e serão divididas em dois cursos técnicos: de Manutenção Automotiva, com 37 jovens inscritos, e de Operação de Máquinas Agrícolas, que contemplará outros 20 jovens.

A Odebrecht Agroindustrial possui duas Unidades na região. De acordo com Sérgio Fiorin, superintendente do Polo Araguaia, composto pelas Unidades Morro Vermelho e Água Emendada, a expectativa é oferecer a oportunidade de uma carreira para jovens com talento. “Queremos capacitá-los e prepará-los para assumir desafios cada vez maiores”, afirma.

O curso tem duração de 1.620 horas e, além das aulas teóricas no Senai, conta com aulas práticas dentro da Odebrecht Agroindustrial, com acompanhamento constante de instrutores da instituição e de líderes da empresa.

Trata-se da segunda turma do Acreditar Jr. realizada pela Odebrecht Agroindustrial. Em agosto do ano passado, a empresa implementou o Programa em Nova Alvorada do Sul (MS), com o curso de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel.

Sobre o Programa Acreditar

O Programa Acreditar – Programa de Qualificação Continuada – foi criado pela Odebrecht em 2008, no início da implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Porto Velho, Rondônia. O programa capacita pessoas da comunidade local para atuar no mercado de trabalho e contribui para reduzir a migração. Hoje, o Acreditar é implantado em obras da Organização Odebrecht e se tornou uma referência internacional de inserção social e promoção de cidadania. Em 11 estados do Brasil e 12 países do mundo, o programa conta atualmente com mais de 182 mil inscritos. Apenas no Brasil, o investimento é de mais de R$ 35 milhões, número que não para de crescer.

Já o Programa Acreditar Jr. surgiu no ano seguinte, voltado para os filhos dos integrantes que atuam nos empreendimentos da empresa. Todos os alunos recebem salário e têm todos os direitos trabalhistas garantidos. Com isso eles podem ajudar na renda familiar e passam a ter mais consciência de seu papel como cidadão e agente do desenvolvimento econômico e social.