Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 15/10/2012

Produtores rurais de MS terão 61 cursos gratuitos a disposição

As qualificações são oferecidas gratuitamente pelo Senar/MS em parceria com os sindicatos rurais.

Senar/MS

Os produtores rurais do estado poderão participar na semana de 15 a 19 de setembro de 61 cursos. As qualificações são oferecidas gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS, em parceria com os Sindicatos Rurais. Esses treinamentos ajudam na formação profissional desses trabalhadores e na melhoria de qualidade de vida de suas famílias por meio de técnicas que ensinam a reutilizar produtos para a fabricação de materiais de limpeza, por exemplo.

“Temos qualificações que ensinam o trabalho do campo, mas há outros que ajudam as esposas, filhos e parentes que ensinam a reutilizar produtos para a fabricação de materiais limpeza ou que passam técnicas para aproveitar melhor os alimentos”, aponta o superintendente da entidade, Clodoaldo Martins.

Um desses cursos, que agregam as famílias daqueles que vivem no campo, é o “Artesanato em Fibra de Bananeira – módulo I: preparo da matéria-prima”. A qualificação ensina aos participantes a como preparar a fibra, que antes era jogada fora, para ser reutilizada na fabricação de artesanatos. Esse curso acontece no município de Amambai, no Sindicato Rural, de 16 a 20 de outubro.

Para o trabalhador rural, “NR para trabalhadores com agrotóxicos” acontece em Ribas do Rio Pardo a partir do dia 15 de outubro. A qualificação é uma das mais procuradas no estado e oferece informações sobre as técnicas corretas no manejo e aplicação de defensivos agrícolas. Durante o treinamento, os alunos têm contato com máquinas e realizam aulas práticas, aprendendo desde a dosagem correta e normas de segurança, até a operação dos pulverizadores.

Os cursos do Senar/MS também são voltados para que o pequeno agricultor consiga administrar sua propriedade como uma empresa. O “Administrar”, por exemplo, ensina aos trabalhadores e produtores rurais a fazer inventários, planilhas e análises financeiras. Essa semana o curso será oferecido em Ponta Porã.

Para participar desses e de outros cursos, é necessário entrar em contato direto com o Sindicato Rural do município. Para mais informações sobre os cursos clique aqui !