Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 07/01/2015

Usinas demandam quase um quarto das capacitações do Senar em MS

Dos 135 cursos que serão oferecidos no estado, 32 são para o setor.

Anderson Viegas, com informações do Senar/MS

Dos 135 cursos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer em Mato Grosso do Sul no mês de janeiro, 32 capacitações, o equivalente a 23,7% do total, serão voltados para atender a demanda do setor sucroenergético do Estado.

Segundo o Senar, esses cursos serão voltados aos colaboradores de duas usinas do grupo Biosev no estado, a Passa Tempo, localizada em Rio Brilhante, e a Maracaju, que fica no município de mesmo nome.

O superintendente da entidade no Estado, Rogério Beretta, credita esse aumento de demanda por capacitação no setor sucroenergético a dois fatores. O primeiro é o bom relacionamento dos sindicatos rurais e supervisores do Senar com as usinas, o que possibilitou que a grade de cursos fosse adequada a real necessidade das empresas.

O segundo fator, conforme ele, foi o investimento do Senar na formação de instrutores, o que possibilitou que a entidade ampliasse o número de turmas.

Em 2014, dos cursos oferecidos pelo Senar para trabalhadores rurais do segmento, os que registraram maior procura foram: manutenção preventiva de tratores agrícolas, operação de trator com transbordo canavieiro, NR 33 – trabalhador e vigia em espaço confinado e NR 31 para trabalhadores que lidam com agrotóxicos.