Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 12/12/2014

Senar/MS faz as três últimas capacitações do ano no curso de Informática

Serão oferecidas qualificações em Angélica, Corumbá e Bataguassu.

Do Senar/MS

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou 98 turmas do curso de Informática Básica ao longo do ano no Estado, sendo o segundo curso mais oferecido na área de FPR – Formação Profissional Rural em 2014. De 15 a 19 de dezembro, estão confirmadas as três últimas do ano, nos municípios de Angélica, Corumbá e Bataguassu.

Com carga horária de 30 horas/aula, a capacitação oferece conhecimentos básicos com objetivo de melhorar o desempenho das atividades profissionais dos trabalhadores do campo. O conteúdo vai desde o manuseio da máquina até noções básicas de sistemas operacionais, os quais podem ser complementados com o curso Informática Avançada.

Segundo o instrutor do Senar/MS, Nery Areco, o Senar Central já possui um programa chamado Inclusão Digital Rural. A partir dos resultados desta iniciativa, a equipe de Mato Grosso do Sul percebeu a necessidade de criar uma qualificação direcionada para os produtores rurais e seus familiares e formalizou os cursos de Informática Básica e Avançada. “O objetivo específico é ajudar os produtores e seus herdeiros no controle da gestão rural. Nele, aluno poderá criar arquivos de vacinação, compra e venda de animais, nascimentos e mortes, contas a pagar entre outras ferramentas”, detalhou.

Areco ressaltou ainda que o programa de Inclusão Digital Rural atende um público com mais idade, enquanto que as duas outras opções são procuradas por um público mais jovem. “A iniciativa do Senar Central ofereceu uma oportunidade para que adultos e idosos aprendam a manusear o computador e entendam como funciona o ambiente virtual. Enquanto isso, na Informática Básica e Avançada, os interessados são mais jovens, têm noções básicas de informática e buscam aprimorar os conhecimentos”, acrescentou.

No mês de novembro foram promovidas duas turmas de inclusão digital na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Deodápolis. A diretora da entidade, Tânia Mara de Brito Victor, analisou que o curso realizado na escola foi excelente e envolveu os alunos. “Tivemos duas turmas com alunos na faixa etária entre 19 e 50 anos, totalizando 20 participantes. Eles gostaram muito, foi nítida a forma como participaram e se concentraram”, pontuou.

Luciana Ferreira de Souza, mãe da aluna Kezia Luana, 16 anos, aprovou o curso e fez questão de revelar o destaque da filha. “Ela gostou demais do curso e se dedicou tanto que foi considerada a melhor da turma. Fiquei muito contente e espero que surjam mais iniciativas como esta do Senar”, avaliou.

Serviço

As três turmas de Informática Básica serão promovidas entre 15 e 19 de dezembro em Angélica, Corumbá e Bataguassu. A exigência é de que o participante tenha idade mínima de 16 anos e tenha concluído o 5º ano do ensino fundamental. As vagas são limitadas e os interessados devem procurar os sindicatos rurais dos respectivos municípios.