Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 14/12/2012

São Fernando contrata 14 jovens capacitados por curso do Senai

Capacitação foi oferecida através do Projeto Semear Conhecimento.

Da Redação*

Grupo de 14 jovens que participaram do curso gratuito de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas oferecido pelo Projeto Semear Conhecimento, em Dourados, foram imediatamente contratados após a conclusão da capacitação pela usina São Fernando.

O curso é oferecido por meio de uma parceria entre o Senai, a AGCO e a prefeitura de Dourados. Segundo o gerente do CetecSenai no município, Gilberto Evidio Schaedler, em razão do sucesso da capacitação novas turmas do curso já estão previstas para março de 2013.

Ele acrescenta que o projeto visa proporcionar aos jovens em vulnerabilidade social a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho. “Vale a pena destacar que o Senai, além de desenvolver as competências técnicas, também contribui muito para a formação pessoal”, disse.

Schaedler comentou que o curso teve início em março deste ano e possibilitou aos alunos realizarem a manutenção em máquinas pesadas e implementos agrícolas, além de preparar peças para montagem de equipamentos, fazer manutenções, inspecionar e testar o funcionamento das máquinas, planejar atividades de manutenção e registrar informações técnicas.

Alunos

O formando Enilton Santana Júnior, 18 anos, fez o curso e já iniciou o trabalho na Usina São Fernando. “Quando estava fazendo o curso só tinha meio período livre e era difícil arrumar emprego. Fui pego de surpresa com a vaga na Usina e fico feliz, pois é o que eu quero para minha vida. E o Senai tem uma grande importância nesse processo, principalmente por ter me oferecido esta oportunidade”, disse.

Já a única aluna da turma de formandos, Bruna Arevalos,18 anos, destacou que será o seu primeiro emprego. “Não imaginava que conseguiria um emprego tão rapidamente, agora quero fazer outros cursos e continuar na área. O próximo será um curso técnico”, declarou.