Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 04/11/2014

Escola Móvel Senai – Case IH treina operadores de usinas

Parceria inicia a quarta etapa de qualificação itinerante.

Da Case IH

A Escola móvel SENAI-SP, em parceria com a Case IH,realiza treinamento na Usina Aralco, na cidade de Araçatuba (SP). O projeto é o primeiro curso profissionalizante do gênerono Brasil a qualificarex-cortadores de cana e outros profissionais da comunidade agrícola em uma unidade móvel.O programa começou no dia 21 de outubro e tem a previsão de permanência de quatro semanas na unidade.

No total, 82pessoas já foram beneficiadas pelo projeto durante as trêsprimeiras etapas. O curso, que usa tecnologias Case IH e métodos de ensino do SENAI-SP,qualifica os profissionaisa operar equipamentos seguindo as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão, realizado pelo SENAI-SP com apoio da Case IH, o projeto - que consiste em uma estrutura itinerante montada em um caminhão equipado com sala de aula e três simuladores das tradicionais colhedoras Case IH A8800 - faz parte de um conjunto de ações para ampliar a competitividade do setor.

Os simuladores Case IH, que reproduzem comandos idênticos aos de uma colhedora de cana, proporcionam ao aluno a realização de todas as operações de colheita, manobras e testes dos seus implementos.

Essa modalidade de treinamento reduz vários custos para o setor, como combustível, desgaste do equipamento e tempo de inatividade. Outra vantagem é que o simulador não depende de condições externas, como clima, por exemplo, e não impacta na operação de colheita.