Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 29/09/2014

Senar/MS oferece cursos para 4,6 mil pessoas em outubro

São 311 cursos distribuídos em vários municípios do Estado.

Do Senar/MS

No mês de outubro o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferecerá 311 cursos distribuídos pelos municípios do Estado, e capacitará 4,6 mil pessoas, entre trabalhadores e produtores rurais. As qualificações voltadas à Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR), além de programas especiais, como Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Variedades de frutas cítricas, abacaxi, coco, maracujá e uva serão tema da capacitação em Plantio e Manejo Básico de Pomar, nos municípios de Camapuã, Sidrolândia, Naviraí e Anaurilândia, respectivamente. O curso de cultivo de maracujá acontecerá também em Sidrolândia. Durante a qualificação, são ensinadas as técnicas adequadas para cada cultura, como considerações gerais das frutíferas, escolha da área, tratos culturais, sanidades, aspectos sociais e técnicos, plantio, colheita e comercialização dos frutos.

Para quem tem interesse em investir no manejo de animais, o Senar/MS oferece em outubro o curso de Criação de Frango tipo Caipira em São Gabriel do Oeste, Jaraguari e Aral Moreira; Criação de Ovinos de Corte: Manejo Reprodutivo, em Bela Vista e Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite nos municípios de Naviraí, Iguatemi e Glória de Dourados.

Já na agricultura a entidade realizará em Maracaju, Dourados e São Gabriel do Oeste o curso de Análise e Classificação de Grãos voltados para soja e milho. Na capacitação, os participantes serão instruídos quanto a classificação de grãos conforme normas do Mapa -Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasilândia e São Gabriel do Oeste receberão o curso de Armazenagem de Grãos, que trata do gerenciamento por meio de secagem, beneficiamento e armazenagem.

O curso de Apicultura Básica, que vêm despertando cada vez mais o interesse de produtores rurais do Estado, terá 10 edições em outubro, abordando aprendizado da instalação de apiários na propriedade e conhecimentos como histórico da apicultura, biologia das abelhas, custos, instalações, transporte, pragas e doenças. A capacitação está agendada nos municípios de Porto Murtinho e terá duas edições em Água Clara.

Para quem já participou de Apicultura Básica, a capacitação de Apicultura Avançada acontecerá em Água Clara, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Nessa qualificação são aplicadas técnicas de manejo, alimentação, controle de enxameação e ponto de colheita do mel. Além dessas, a capacitação em Produção de Pólen acontece em outubro em Aral Moreira, Rio Verde de Mato Grosso e em Bela Vista.

Todas as capacitações disponibilizadas pelo Senar/MS são gratuitas e para mais informações sobre essas e outras oportunidades, como data, local de realização das aulas, número de vagas disponíveis e carga horária, procure o Sindicato Rural do município, acesse www.senarms.org.br, ou entre em contato com a instituição pelo (67) 3320-9700.