Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 03/09/2014

Em Antonio João, mais de 130 recebem certificados de cursos do Senar

Entrega dos certificados será realizado nesta quinta-feira (4).

Do Senar/MS

Município da região sul do Estado e fronteiriço com o Paraguai, Antônio João tem sua economia voltada para a produção de grãos e pecuária. Diante do potencial agropecuário da região, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural do município realizam qualificações para quem atua no campo e, na próxima quinta-feira (04) às 15h, certificam 132 participantes de capacitações oferecidas gratuitamente nos últimos meses. A ação integrará a abertura das atividades da 18° Feira Agroindustrial de Antônio João.

A presidente do Sindicato Rural, Roseli Ruiz, exalta a relevância dos cursos, para o desenvolvimento rural da região. “Os produtores e trabalhadores do campo estão se conscientizando sobre a importância da qualificação, seja para o manejo de animais, operação de máquinas com novas tecnologias ou na agricultura. O certificado de participação em cursos é essencial para quem deseja trabalhar em uma empresa rural”, considerou Roseli.

Os certificados correspondem aos cursos de Produção Artesanal de Alimentos Saudáveis, Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza, Artesanato em Fibra de Bananeira – módulos I e II, Beneficiamento Caseiro da Mandioca, Doma Racional, Informática Básica, Adestramento de Equinos, Artesanato em Taboa e Corte e Costura Modelagem, realizados entre fevereiro e agosto deste ano.

Para despertar ainda mais interesse sobre os cursos, o Senar/MS disponibilizará técnicos durante a realização da Feira Agroindustrial para fornecer orientações, realizar novas inscrições de cursos e ainda expor peças de artesanato desenvolvido com lã ovina, uma das qualificações de destaque da entidade. “Há grande procura por cursos na região e a presença do Senar no evento irá colaborar para que mais pessoas busquem conhecimento”, avalia a presidente do Sindicato.

Agroindustrial

A festa acontece de 04 a 07 de setembro, no Parque de Exposições Antônio Remo Penzo. Simultaneamente será realizada a 12° Festa do Tomate, com o objetivo de valorizar a produção local. Antônio João é um dos municípios de Mato groso do Sul com condições favoráveis para o cultivo do fruto. Na programação dos eventos estão previstos leilões, bailes, shows, teatro infantil e apresentações de grupos de dança.