Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 10/07/2014

Fibria mantém padrão no treinamento de motoristas

Padrão de treinamento no transporte de madeira visa segurança.

Da Fibria

A Fibria busca fortalecer o comportamento seguro para que o transporte de madeira seja realizado de forma a respeitar a comunidade e a fauna, para isso a empresa desenvolveu um padrão de treinamento para seus motoristas.

Além dos treinamentos e cursos de direção defensiva, os motoristas recém-admitidos são acompanhados durante 15 viagens por um Motorista Monitor. “Apesar de todos portarem CNH, na categoria exigida, o acompanhamento é necessário para atestarmos que os motoristas dirigem com cuidado, responsabilidade e segurança para não colocar a vida dele e de outras pessoas em risco”, explica o coordenador de logística florestal, Rodrigo Sugske Garcia.

Vistorias regulares

A cada dois meses os veículos são encaminhados a oficinas credenciadas pela Fibria para uma revisão periódica. Isso comprova que o veículo está em plenas condições de realizar o transporte e possibilita segurança a todos.

Os caminhões de madeira, além da avaliação realizada pelas oficinas credenciadas, passam a cada seis meses por uma avaliação técnica diferenciada a fim de realizar um diagnóstico detalhado da frota.

Treinamentos periódicos

Durante o ano os motoristas participam de várias oficinas e treinamentos. “Buscamos conscientizar os motoristas também por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Transporte de Madeira, ações contra acidentes de trânsito, cuidado com animais, Dia D de Segurança, entre outras atividades”.

A Fibria ainda conta com duas publicações que direcionam e auxiliam o trabalho do motorista. O Manual Estrada Segura é um conjunto de normativos com o objetivo de orientar o motorista a dirigir da forma mais segura possível, além de apresentar as diretrizes de segurança viária no transporte de madeira, cavaco, produtos químicos e perigosos, insumos e pessoas.

O Jornal Na Estrada, é uma publicação trimestral voltada especificamente para os motoristas de caminhões, com matérias relacionadas a segurança, saúde, qualidade de vida e entretenimento.

Segundo o coordenador de logística florestal, mesmo com toda a preparação para exercer a profissão de motorista, o diferencial dos condutores da Fibria é a conscientização. “Temos o canal aberto de comunicação com a empresa, o Fale com a Fibria, e pelo número 0800 642 8162, que vem fixado no caminhão, qualquer pessoa pode ligar e informar se flagrar alguma irregularidade”, finaliza Garcia.