Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 22/05/2014

Jovem aumenta em 600% rendimento familiar após curso do Senar

Na produção leiteira, família investiu na terra e em animais e já vê resultados.

Do Senar

“Eu sou da terra e é onde quero ficar. Futuramente posso fazer algum curso superior ligado ao campo como Veterinária ou Agronomia, mas no momento, vou ficar na propriedade da minha família.” Quem afirma é o jovem baiano Flamarion Silva Ribeiro, que depois de fazer o curso de Bovinocultor de Leite do Pronatec do SENAR, multiplicou a produção da propriedade familiar.

Com apenas 19 anos, Flamarion concluiu o Ensino Médio e se aventurou na bovinocultura de leite, a cadeia produtiva mais desenvolvida no município de Iguaí, onde vive. O jovem conta que com as técnicas que aprendeu no curso do Pronatec do SENAR, ele e a família decidiram investir mais na propriedade para aumentar os lucros.

“Já mexíamos com leite e começamos a investir mais depois que fiz o curso. Conseguimos fazer piquetes, aramos a terra, plantamos capim e compramos algumas vacas para produção. Estamos desenvolvendo a propriedade e nossa ideia é aumentar a produção para futuramente criarmos um laticínio que abasteça a região”, explica. Atualmente, ele e a família vendem leite para municípios próximos, como Nova Canaã.

“A ideia do laticínio é juntar nossa produção com a dos produtores vizinhos, mas, para isso, eles precisam aprender as técnicas que eu aprendi. Por isso, pensamos em trazer cursos do Pronatec do SENAR para nossa propriedade, porque aí eles podem fazer. Percebo que estão interessados nesse conhecimento, porque veem nosso exemplo.”

O gerenciamento da propriedade e a aplicação dos novos métodos estão dando tão certo, que os rendimentos da família de Flamarion mais que multiplicaram, passaram de R$ 2 mil para R$ 12 mil por mês. “Com o curso do Pronatec do SENAR nossa produtividade melhorou muito, estamos vendendo o leite e os bezerros e, com esse lucro, comprando mais vacas leiteiras. Quero fazer outros cursos do Pronatec para continuar me aperfeiçoando.”