Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 05/05/2014

Senai abre prazo para indústria apresentar demanda por aprendizes

Ao todo são 7 cursos oferecidos em Campo Grande e no interior.

Da assessoria

O Senai aguarda até o próximo dia 16 de maio a apresentação das demandas das indústrias por aprendizes industriais em 7 cursos gratuitos oferecidos em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Sidrolândia e Três Lagoas. Os cursos disponíveis são os de assistente administrativo industrial, assistente de produção industrial, assistente de controle de qualidade, confeccionador industrial de calçados, costureiro industrial, mecânico de manutenção industrial e mecânico de manutenção de máquinas agrícolas.

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, explica que o processo seletivo de aprendizagem industrial se destina, exclusivamente, para atender as necessidades de empresas contribuintes quanto à admissão de aprendizes industriais, de acordo com os dispositivos legais vigentes. "As indústrias têm a opção de delegar ao Senai a inscrição de candidatos para a seleção de aprendizes, conforme a quantidade de vagas por elas indicadas e cursos pretendidos, sendo que elas se comprometerão a admiti-los", informou.

O curso de assistente administrativo industrial é oferecido em Corumbá, Sidrolândia e Três Lagoas, enquanto o curso de assistente de produção industrial está disponibilizado para Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas. Já o curso de assistente de controle de qualidade é apenas para Sidrolândia e o de confeccionador industrial de calçados é somente para Três Lagoas. No caso do curso de costureiro industrial, as opções são Sidrolândia e Três Lagoas, sendo que o curso de mecânico de manutenção industrial está disponível para Nova Andradina e Três Lagoas e o de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas é somente para Nova Andradina.

Comunidade

Após o fim do prazo, o Senai vai abrir, no dia 26 de maio, o período de inscrições dos candidatos da comunidade em geral para seleção de aprendizes durante processo seletivo. Os interessados terão até o dia 30 de maio para fazer a inscrição para o processo seletivo exclusivamente via Internet, por meio do endereço eletrônico http://www.psu.ms.senai.br, e agendar a realização da prova on-line, dentre as datas de 2 a 6 de junho, sendo que no dia 6 de junho o último acesso permitido para início da prova será às 20 horas.

As provas serão realizadas exclusivamente online e terão duração máxima de duas horas, contados a partir do início do processo de avaliação, sendo que, em casos de interrupção de acesso à prova por dificuldade de Internet durante o período preestabelecido de duas horas, o candidato poderá retornar à prova para o cumprimento do tempo restante, calculado com o tempo decorrido do início do seu processo até o momento da interrupção. As listas dos candidatos aprovados serão afixadas nos murais das unidades operacionais do Senai e divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.fiems.com.br, no dia 16 de junho.

O candidato classificado no processo de seleção deverá apresentar-se à empresa contribuinte do Senai para o qual está indicado na relação de classificação divulgada no resultado e efetuar sua matrícula na unidade operacional do curso para o qual se candidatou no período de 18 de junho a 2 de julho, das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. Na eventualidade de sobrar vagas, essas serão preenchidas pelos candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem classificatória, sendo que as aulas terão início no dia 14 de julho, enquanto apenas em Sidrolândia as aulas vão começar no dia 11 de agosto.