Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 01/05/2014

Nova Alvorada qualifica mais de 130 trabalhadores através do Senar/MS

Ainda no mês de maio, o Senar/MS realizará certificações em Aquidauana, no dia 9.

Da assessoria

A noite desta quarta-feira (30) foi de comemoração para os 132 concluintes das capacitações dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) no município de Nova Alvorada do Sul, certificados pela instituição em solenidade realizada na Câmara Municipal.

Os cursos de Preparador de Doces e Conservas, Processamento da Carne de Peixe, Produtor de derivados do leite, Análise e classificação de grãos (soja e milho), Beneficiamento e transformação caseira da mandioca, Operação de Tratores, Produção artesanal de alimentos saudáveis, Inclusão Digital Rural, Prevenção e combate a incêndios florestais e Produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, foram realizados através de parcerias com o Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e desenvolvidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou das ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) da entidade.

Estiveram presentes na certificação, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto, a presidente do Sindicato Rural, Telma Menezes de Araújo, a coordenadora do Pronatec no município, Alexandra Frasão, representando a coordenadora da Fundação Social do Trabalho (Funtrab), Tânia Garib, participou João Gomes Neto, o gerente geral da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), Paulo Aurélio, a representante da Usina Odebrecht, Maria Isabel e o vereador Adelino Oliveira.

O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, destacou a importância da atuação dos parceiros para o resultado alcançado, reforçando que a entidade está aberta para continuar levando mais qualificações ao município. "O Senar precisa dos parceiros para conhecer a real demanda do trabalhador, só assim podemos atender amplamente o que esse profissional almeja e o que o campo necessita. O processo de qualificação se desenvolve a partir do momento que conhecemos o que o trabalhador necessita", avaliou.

Exemplo de quem teve as expectativas atendidas, Maria Aparecida de Oliveira participou do curso de Preparador de Doces e Conservas e afirma que já percebe os resultados, com a melhora no orçamento. "O treinamento foi maravilhoso, fiz para incrementar a renda e já estou trabalhando, com bons resultados de lucro", revela.

O prefeito do município, Juvenal Neto, reforçou a importância da qualificação da mão-de-obra, principalmente diante da força do setor agropecuário no município, que conta com pouco mais de 16 mil habitantes e tem a economia pautada no campo. "Estamos crescendo cada vez mais e sabemos o quanto cursos como estes são importantes para Nova Alvorada, que tem cerca de 400 propriedades rurais e nove assentamentos. As parcerias e a soma de esforços criam pessoas preparadas para o mercado de trabalho e potencializam a força do agro em nossa cidade", destacou.

Ainda no mês de maio, o Senar/MS realizará certificações em Aquidauana, no dia 09; Nioaque, dia 13; Paranhos, dia 15 e em Maracaju, no dia 27.