Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 13/11/2012

Pronatec capacita jovens em pecuária de corte e mecanização agrícola

Capacitação foi oferecida a estudantes de 14 a 18 anos do distrito de Anhandui, em Campo Grande.

Senar/MS

Cerca de 30 alunos da rede pública de ensino do distrito de Anhanduí recebem até o fim de 2012, capacitação rural pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. São duas turmas formadas por jovens de 14 a 18 anos que recebem instruções nas áreas de Bovinocultura de Corte , Bovinocultura de Leite e Mecanização Agrícola.

O Pronatec no Senar é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação - MEC em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA que tem o objetivo de capacitar os jovens do ensino médio de modo que eles tenham mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho e influenciando-os a permanecerem no campo. Só neste ano, 22 instrutores trabalham para capacitar cerca de 240 jovens, em cinco municípios do Estado.

Para o médico veterinário e gerente geral da Fazenda Chaparral - uma das 15 propriedades parceiras, Gustavo Stucchi, o curso é muito importante para o agronegócio, porque segundo ele, é cada vez mais comum a procura por novas tecnologias capazes de facilitar e melhorar os rendimentos do homem do campo. “Falta mão de obra qualificada. É difícil encontrar funcionários capazes de atender a constante demanda por inovação. O trabalho do Senar/MS ajuda os jovens a se inserirem em um meio com o qual eles já têm interatividade”, afirma o veterinário.

Já o instrutor técnico do Senar/MS, no curso de bovinocultura, Wilson Pereira da Silva, acredita que com o Pronatec, além da proximidade com o mercado de trabalho, oferece aos jovens a oportunidade de oferecer uma mão de obra voltada para manejo de animais e máquinas, e prestação de serviço na área de gestão e administração do escritório e rebanho. “Além do conteúdo teórico e prático na fazenda, os alunos recebem orientações nas áreas de administração, planilhas, financeira e legislação”, complementa o instrutor.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec no Senar têm carga horária de 160 horas divididas em cinco módulos. Para participar do programa o aluno deve buscar a diretoria das escolas, estar devidamente matriculado na rede pública de ensino e freqüentar regularmente as aulas. Para mais informações sobre o Pronatec ou outros cursos do Senar/MS, basta procurar Sindica Rural Patronal de sua cidade ou clique aqui.