Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 28/03/2014

MS terá quase 300 cursos gratuitos do Senar/MS disponíveis em abril

Objetivo é qualificar e desenvolver economicamente pessoas que vivem e trabalham no campo.

Da assessoria

No mês de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) em parceria com os sindicatos rurais e outras entidades, oferece aos trabalhadores rurais do Estado, 299 capacitações gratuitas, distribuídas nos municípios.

O objetivo dos cursos é qualificar e desenvolver economicamente pessoas que vivem e trabalham no campo, proporcionando oportunidade de crescimento profissional. Os treinamentos são gratuitos e divididos nas modalidades Formação Profissional Rural (FPF) e Promoção Social (PS).

Neste mês, serão oferecidos cursos como de Informática Básica, Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas, Apicultura Básica, Viveiricultor, Instalação de Cerca Elétrica, Inseminação Artificial, Adestramento de Equinos, Bovinocultor de Corte, Implantação e Manejo Básico de Piscicultura, Plantio Mecanizado de Forrageiras: Milho ou Sorgo, Corte e Costura Básico, Confecção de Utensílios de Cabeça e Apero para Equinos, Cultivo de Mandioca, Criação de Frango tipo Caipira, Horticultor Orgânico e Produção Caseira de Derivados da Soja, entre outros.

Campo Grande receberá nove cursos durante o mês. Nos dias 1° e 28, a capital terá o de Aplicação de Medicamentos em Bovinos; dia 07 acontece o de Corte e Costura Básico e dias 14 e 22, o de Manejo Racional de Bovinos para Abate. Já no dia 28, ocorrem os cursos de Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca e Administração da Empresa Rural. Ainda no dia 28, iniciam duas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o curso de Agricultor Familiar.

Já o município de Dourados terá 15 cursos em abril, começando com Análise e Classificação de Grãos (soja e milho), dia 1°, que se repete no dia 29, seguido por Cultivo de Orquídeas, no dia 02, e Adestramento de Equinos, no dia 07. No dia 14 acontecem as capacitações em Manejo Básico de Bovino de Leite, Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Suínos, Manejo de Pastagens e Fabricação Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças. Dias 22 e 29 acontece o curso de Fabricação Caseira de Produtos de Limpeza e dia 23 os treinamentos em Plantio e Manejo Básico de Pomar e Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca. No dia 28 iniciam duas turmas de Pronatec - Horticultor Orgânico e dia 29, Produção Artesanal de Alimentos Saudáveis.