Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 06/03/2014

Fibria investe na qualificação de mão de obra especializada

Durante 2013, mais de 6 mil pessoas receberam capacitações e fortaleceram a mão de obra especializada da região.

Da assessoria

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, tem investido na formação contínua de seus profissionais. Apenas em 2013, a empresa ofereceu mais de 68 mil horas de capacitações técnicas e comportamentais a empregados e à comunidade nas unidades Industrial e Florestal da Fibria no Mato Grosso do Sul, o que resultou no treinamento de mais de 6 mil profissionais.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Arnaldo Milan, somente na área de capacitação técnica operacional, foram qualificadas mais de 2.500 pessoas na Unidade Florestal e cerca de 700 pessoas na Unidade Industrial. “A tecnologia está em constante mudança e é necessário atualizar-se sobre as novidades e reciclar os conhecimentos adquiridos”. Os demais treinamentos e capacitações foram realizados nas áreas comportamental, ambiental, de saúde e segurança.

O gerente reforça que a estratégia de investir em treinamento de seus profissionais não se limita ao preenchimento de vagas demandadas pela empresa. “A Fibria tem o compromisso de desenvolver as comunidades onde atua e nosso objetivo com os treinamentos e qualificações, é a formação de mão de obra especializada que possibilita uma atuação profissional não apenas em Três Lagoas, mas em toda a região”, comenta Milan, ao lembrar que no início da construção e operação da Unidade, mais de 4.100 pessoas foram qualificadas e desenvolvidas localmente.

Parceria

A presença e a parceria do Sistema S têm sido muito importantes para a qualificação de mão de obra local. “Com o auxílio do Senai, a pedido da Fibria, um curso de mecânico industrial foi readequado para atender as necessidades da Unidade, pois havia uma demanda de qualificação mais específica para a área. A iniciativa tem resultado na formação de trabalhadores especializados”, explica Milan.

Além das capacitações, a Fibria também possui parceria com o programa Jovem Aprendiz, que tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Em 2013 foram realizadas capacitações para mecânico e operador de máquina florestal. “Eu já tinha feito o curso de aprendiz para mecânico industrial e resolvi fazer o curso de mecânico de máquina florestal também. A possibilidade de realizar as aulas práticas no campo foi uma experiência que agregou muito valor aos meus conhecimentos”, diz a estudante Sueny Simões da Silva, de 21 anos, que está cursando técnico em mecânica e pretende se especializar na área.