Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 20/02/2014

Centros de Excelência do Senar serão construídos a partir de 2014

Mato Grosso do Sul terá dois, dos dez Centros de Excelência do País, sendo o de Cana-de-Açúcar e o de Bovinocultura de Corte.

Da assessoria

Os 10 Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) começarão a ser erguidos em 2014. Os ajustes técnicos e o alinhamento para o avanço do projeto foram definidos durante uma reunião realizada com os superintendentes das regionais participantes nesta quarta-feira (19/2), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

“Vamos construir os Centros nesse ano, mas ainda temos questões para definir. Também precisamos acertar datas e ter um panorama dos 10 Centros para que possamos cumprir todos os prazos. Tenho certeza que será um novo estágio para a entidade”, ressalta o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara.

As unidades serão instaladas em oito estados – Goiás, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Ceará e Tocantins – e no Distrito Federal. O objetivo é atender as principais cadeias do agronegócio, como Bovinocultura de Corte, Cafeicultura e Grãos, fibras e oleaginosas, entre outras. Nestes locais, o SENAR vai oferecer educação formal através de cursos técnicos de nível médio. As ações para a estruturação estão sendo desenvolvidas pelo SENAR Central e a gestão e a operação ficarão a cargo das Administrações Regionais.

Durante o encontro foram repassadas informações técnicas sobre a avaliação dos terrenos visitados e providências relacionadas às licenças dessas áreas. Também foram apresentados os procedimentos sobre a preparação do Termo de Referência para a realização de licitações e analisados detalhes sobre o financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Estamos fazendo o trabalho de casa. A nossa carta-consulta teve uma fundamentação muito boa e só estamos aguardando a validação por parte do BNDES”, destaca o coordenador de projetos do SENAR, Luís Tadeu Prudente Santos.

Expectativa grande em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul terá dois, dos dez Centros de Excelência do País, sendo o de Cana-de-Açúcar e o de Bovinocultura de Corte. Conforme o superintendente do SENAR de Mato Grosso do Sul, Rogério Beretta, a expectativa dos integrantes do Sindicato Rural de Dourados e da Embrapa Gado de Corte (localizada em Campo Grande), onde ambos serão instalados, é extremamente positiva.

“O Ensino Médio oferecido nos colégios agrícolas está muito distante da realidade do agronegócio. Os Centros vão permitir que os alunos possam contribuir para o desenvolvimento do setor quando saírem dos cursos”, prevê Beretta.