Canais de Notícia

Trabalho

Publicada em 13/02/2014

Assentados recebem certificados do Senar/MS em Corumbá

A cerimônia de certificação ocorreu na Escola Municipal Monte Azul .

Da assessoria

Histórias de esperança de um futuro melhor marcaram a entrega de 99 certificados de qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) e Prefeitura Municipal de Corumbá aos moradores do Assentamento Taquaral, nesta quarta-feira (12). Eles participaram dos cursos de Bovinocultor, Preparador de Doces e Conservas e Agricultor Familiar, realizado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Negócio Certo Rural.

A cerimônia de certificação ocorreu na Escola Municipal Monte Azul e contou com a participação da Coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, secretários municipais e autoridades políticas locais, além de familiares dos formandos.

Entre as histórias, a de Lucila Paes da Silva, que aos 68 anos foi uma das alunas mais experientes. Nem mesmo a idade mais avançada e as marcas no rosto de quem já trabalhou muito, a desanimaram de participar da capacitação em Bovinocultor. "Eu tenho um lote e precisava aprender para melhorar meu trabalho. O curso foi muito bom, aprendi a plantar o pasto, ordenhar corretamente e fazer queijo. Isso vai melhorar muito meu trabalho", revelou a aluna.

Participante do mesmo curso, um dos mais jovens alunos é Mateus Lopo de Andrade, que com apenas 16 anos entendeu a necessidade de capacitação profissional para investir na propriedade onde mora. "Precisamos buscar conhecimento sempre e esse curso foi muito importante, já que tudo que aprendi será utilizado para aumentar a produção e a renda no sítio dos meus pais", avalia o jovem, que, ao contrário da maioria, não pretende abandonar a vida no campo. "Quero continuar meus estudos, fazer faculdade e investir ainda mais aqui", revela.

Segundo Maria do Rosário de Almeida, a parceria entre o Senar/MS e Corumbá tem apresentado ótimos resultados, exemplo disso é o grande número de certificações ocorrendo simultaneamente em um assentamento e adiantou que novos projetos conjuntos irão ocorrer. "A parceria entre o Senar/MS e Corumbá rende ótimos frutos, através do trabalho inovador que é realizado e que terá continuidade com mais cursos ao longo deste ano. Desejo aos alunos que apliquem o conhecimento adquirido nas aulas e que aumentem sua renda", destacou a coordenadora.

O prefeito Paulo Duarte, exaltou a parceria com o Sistema Famasul e agradeceu os investimentos da instituição em Corumbá. "A Famasul é uma grande parceira da nossa cidade e os formandos aqui presentes são frutos dessa parceria. Só tenho a agradecer ao Senar/MS e a Famasul por tudo isso", declarou.

Em clima de formatura universitária, os alunos realizaram agradecimentos e fizeram juramento, sobre como exercerão suas atividades. O aluno Braz Chaparro, emocionado, conduziu o juramento com as palavras: "Juro utilizar o aprendizado adquirido para trabalhar pelo desenvolvimento do povo corumbaense".

Essa foi a terceira etapa de entregas de certificados realizada em fevereiro. No dia 04, o Senar/MS certificou 145 alunos no município de Água Clara e no dia 05, 804 participantes de cursos de assentamentos em Terenos foram qualificados.