Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 29/08/2013

Massey Ferguson amplia o seu portfólio para o segmento canavieiro

Marca leva para a maior feira do setor seus maiores tratores, pulverizadores, enfardadoras, além de colhedoras e transbordos Santal.

Da Redação*

A oferta global de biocombustíveis triplicará até 2035, atingindo 232 bilhões de litros por ano. Estas são as expectativas da Agência Internacional de Energia (IEA) que afirma que o investimento no setor será de 1,4 bilhão de dólares. O Brasil se mantém como o segundo maior produtor mundial de etanol, responsável por 24% da produção mundial. Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), estima-se que serão necessárias mais 150 usinas para aumentar a produção em 320 milhões de toneladas de cana até 2020.

É atenta a este cenário que a Massey Ferguson apresenta o seu portfólio completo para o cultivo da cana-de-açúcar durante a Fenasucro & Agrocana – 20ª Feira Internacional da Indústria Sucroenergética e 10ª Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-açúcar, que acontece em Sertãozinho, de 27 a 30 de agosto. Durante os dias do evento a marca anuncia aos visitantes o início das vendas da colhedora Santal S5010.

Para o gerente de vendas da Massey Ferguson, Eduardo Nunes, este é o momento ideal para mostrar o crescimento das soluções e tecnologias da marca voltadas à produção sucroenergética. “Não é novidade para quem produz cana-de-açúcar, ou qualquer outra cultura que para aumentar a produção sem expandir a área plantada, é necessário investir em ferramentas e serviços que resultem em rendimento da produção”, lembra o executivo. “É isso o que queremos e vamos mostrar durante a Fenasucro, que a liderança da Massey Ferguson no mercado de tratores justifica-se à eficácia de suas soluções completas que atendem às necessidades de manejo em todas as etapas do cultivo. Isto se estende à cana principalmente agora que temos este modelo de colhedora”, conclui.

Outra aposta da Massey Ferguson para a Fenasucro é a agricultura de precisão que garante ainda mais produtividade em ton/há. O piloto automático Auto Guide 3000, novidade na feira, é um sistema de direcionamento que oferece até 3 níveis de precisão: submétrico, até 30 cm de precisão entre as passadas; decimétrico, 10 cm de precisão na passada; e por fim o centimétrico que por meio de sinal RTK consegue uma precisão de até 2,5 cm na passagem dos equipamentos. A correção de sinal RTK é o mais preciso dos métodos existentes no mercado. Ele ajusta erros normais de sinais dos satélites para serem utilizados em máquinas agrícolas com o objetivo de melhorar a precisão dos equipamentos embarcados nas máquinas.

As equipes das principais concessionárias da marca na região nordeste e noroeste de São Paulo Agromem, Arakaki, Disma, Marao, Oimasa e Stefani estarão presentes na feira e disponibilizarão aos visitantes serviços completos de atendimento, como esclarecimento de dúvidas sobre produtos, financiamento, peças e indicação das melhores soluções para os diversos tipos de aplicação. No estande poderá ser conferido o portfólio completo da Massey Ferguson para cana-de-açúcar, como tratores, pulverizadores e enfardadoras da marca, além de plantadora, colhedora e transbordo Santal, marca recém-incorporada que possui produtos específicos para este segmento e que serão lançadas pela rede de concessionárias autorizadas Massey Ferguson.

Confira abaixo os produtos Massey Ferguson para a produção sucroenergética:

Linha de Tratores

No segmento de tratores a série MF 8600 chega a Sertãozinho com os maiores e mais modernos modelos. Dotados de tecnologia de ponta, MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, são os primeiros no Brasil a serem equipados com a transmissão CVT (Dyna-VT), o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. Os tratores contam com piloto automático de série e função DTM, que otimiza o desempenho durante o trabalho, gerando economia de combustível.

Com essa máquina, há ainda a possibilidade do operador realizar até 30 funções com apenas um toque de botão. Os tratores da série MF 8600 possuem ainda diferenciais como vazão de controle remoto de 175 litros/min, suspensão ativa de eixo dianteiro e capacidade de levante hidráulico de 12 toneladas. A marca tem uma importante participação no mercado sucroalcooleiro com as linhas MF 7000 Dyna-6, com transmissão inteligente, e MF7100. Ambas com tratores de alta potência, tecnologia e 4 modelos com mais de 140 cv.

A série 7100 possui um sistema de levante hidráulico e controle remoto diferenciado. A linha, que já é conhecida por sua robustez e confiabilidade, agregou mais qualidade aos seus tratores com este novo sistema hidráulico. Esse sistema traz uma série de vantagens ao operador que dispõe de três funções em um mesmo corpo do controle remoto e pode realizar ajustes como o da velocidade de levante, por exemplo, através de um painel digital bem ao seu alcance.

Pulverizador

O destaque da Massey Ferguson para a pulverização da cana-de-açúcar fica por conta do modelo MF 9030, que chega com novidades. O modelo conta agora com versões que possuem um vão livre de 1,65m, uma das maiores alturas do mercado. “Esta característica permite que o pulverizador execute o trabalho em estágios mais avançados das culturas, principalmente na cana-de-açúcar”, afirmou Vitor Kaminski, supervisor de marketing do produto pulverizadores da AGCO. O MF9030 ainda conta com o exclusivo chassi flexível, capaz de absorver as irregularidades do terreno mantendo a estabilidade durante a aplicação, absorvendo as imperfeições do solo mantendo as barras estáveis.

Enfardadora

A Massey Ferguson disponibiliza aos produtores a enfardadora MF 2170. Um dos grandes diferenciais deste produto está na capacidade de alimentação de palha sempre homogêneo, gerando um produto final uniforme. Outro ponto forte e diferencial da máquina é o formato da ventilação para a limpeza do sistema de nós duplos, em que o conceito tipo turbina acionado hidraulicamente garante uma maior limpeza, menor desgaste e por consequência, menos paradas para manutenção do equipamento.

Colhedora de cana

A colhedora S5010 possui um sistema rodante de esteiras capaz de proporcionar melhor distribuição de carga, garantindo a menor compactação e baixos danos às soqueiras. A máquina tem um conjunto de esteiras que, em testes de campo, já demonstraram ter de 20 a 40% mais vida útil que as atuais do mercado. Além disso, conta com projeto inovador e capacidade de colheita em todo tipo de canavial e tem vários diferenciais como: cabine segura e confortável, caixa principal com 5 saídas e motor diesel 13 litros @1800rpm.

Transbordos

Alta resistência, leveza e durabilidade são características da linha de transbordo da Santal. A marca disponibiliza cinco modelos, que são líderes de mercado e que variam de 10 a 13 toneladas, construídos em perfil U dobrado, formando longarinas retangulares na posição vertical em aço SAC-350 (Material Nobre).

Plantadora

A PDM2 realiza todas as operações do plantio (abre sulco, aplica o adubo, distribui as mudas, aplica inseticida, fecha e compacta o sulco) em duas linhas simultaneamente, atendendo todas as necessidades dos produtores de cana-de-açúcar com aumento da produtividade e consequente diminuição dos custos de operação e manutenção. A máquina é capaz de plantar com diferentes espaçamentos, uma vez que possui distancia entre sulcos e bitola variáveis.