Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 16/08/2013

Titan apresenta pneu para tratores de alta potência na Fenasucro

Empresa apresenta soluções com alta tecnologia que contribuem para otimizar o desempenho das máquinas agrícolas nas usinas de cana.

Da Redação

Pela primeira vez, a Titan Pneus do Brasil participará do principal encontro mundial do setor sucroenergético, a Fenasucro - 20º Feira Internacional da Indústria Sucroenergética. Em parceria com a fabricante de materiais rodantes ITM Italtractor, ambas da Titan Internacional, a empresa apresentará no evento um pneu radial da Goodyear Farm Tyres ideal para tratores de alta potência e um lançamento da linha Titan OTR, indicado para aplicação em pás carregadeiras.

São Paulo é o principal estado produtor de cana-de-açúcar no Brasil. Segundo a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Única), a região concentra 4,5 milhões de hectares, o equivalente a 51,31% da área total plantada no País. Na região de Ribeirão Preto, 65% da colheita de cana-de-açúcar é mecanizada e este é o último ano em que será permitida a queima da palha, já que os terrenos são planos e permitem o plantio direto.

Para aumentar a produtividade na região, as usinas têm investido cada vez mais em máquinas agrícolas de grande porte e alta potência. Atenta à necessidade desse mercado, a Titan levará para a Fenasucro o pneu Goodyear Farm Tyre DT924 (710/70R42), de classificação R1W, indicado para tratores acima de 300 hp. Segundo Leandro Pavarin, Engenheiro Agrícola e Gerente de Vendas Brasil da Titan Pneus, a construção radial proporciona maior área de contato com o solo, por isso minimiza a compactação e poupa o equipamento, oferecendo economia de combustível mínima de 7%.

O Gerente de Vendas Brasil completa afirmando que essa solução acompanha o desenvolvimento do campo, já que o DT924 oferece melhor custo—benefício ao produtor. “Esse pneu foi desenvolvido para resistir fortemente a cortes e picotamentos, apresenta maior rendimento por hora trabalhada, menor resistência ao rolamento, maior tração e maior índice de velocidade e carga”, justifica.

Especializada também na produção de pneus fora de estrada, a fabricante lançará no evento a medida 17.5-25 16 lonas em aplicação L-3, modelo Titan ND LCM. Ideal para pás carregadeiras de pequeno porte, esse pneu apresenta maior profundidade de borracha, o que garante maior resistência a cortes. Leandro indica que, por conta do desenho da banda de rodagem ser não direcional, com barras transversais espaçadas no centro, o L-3 proporciona excelente tração e estabilidade lateral. Em breve, a Titan também terá este mesmo modelo na medida 20.5-25 20 lonas.

A Titan

A empresa possui uma grande história na América do Norte, onde atua no mercado de fabricação de rodas há mais de 100 anos. No segmento de pneus agrícolas, a companhia atua desde 1993, e se mantém na liderança em toda a América do Norte. Na América Latina, no final de 2010, a Titan adquiriu uma fábrica na cidade de São Paulo, Brasil. A planta brasileira é responsável pela

produção e comercialização de pneus agrícolas e de caminhões e caminhonetas com a marca Goodyear, além de pneus OTR para equipamentos de construção.