Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 25/03/2015

Case lança monitor de produtividade do mercado canavieiro

Recurso promete revolucionar o setor com dados da colheita em tempo real.

Da Case IH

A Case IH apresenta durante o Seminário Idea, que acontece nos dias 25 e 26 de março em Ribeirão Preto (SP), mais uma exclusiva e revolucionária ferramenta para o setor canavieiro: o Monitor de Produtividade para as colhedoras de cana da série A8000. A ferramenta utiliza conceitos AFS de agricultura de precisão, em conjunto com diversos sensores instalados na colhedora, que transformam informações específicas em mapas de produtividade.

Projetado para a cultura da cana-de-açúcar, o novo monitor de produtividade Case IH é uma inovação que promete mudar a forma de análise, manutenção e prevenção das culturas canavieiras. Segundo Fábio Balaban, especialista de Marketing da Case IH, além de ser um produto inédito, ele segue a filosofia do desenvolvimento tecnológico da marca, focado na eficiência energética, o Efficient Power. "Essa é uma tecnologia que gera informações precisas sobre a produção de cada talhão do canavial”, explica

O sistema utiliza células de carga como instrumento de medição do peso da matéria-prima colhida e é capaz de mensurar também o fluxo de cana que passa pela esteira antes de ser lançada ao transbordo (veículo de transporte da cana até a usina). O software, por sua vez, utiliza a combinação desses dados, juntamente com as informações sobre a posição geográfica obtida por equipamentos AFS de agricultura de precisão para a criação do mapa de produtividade, a partir do qual é possível, por exemplo, identificar a variação produtiva da cultura em determinado trecho da fazenda.

"Na prática, o sistema gera informações de produtividade no decorrer da colheita, podendo verificar as toneladas de cana por hectare, hora ou até por variedade colhida", afirma Balaban. O especialista comenta também que os ganhos podem ser visíveis nas mais variadas áreas, desde o gerenciamento de produtividade, aplicação e tratos culturais, dimensionamento das falhas de plantio, soqueira ou mancha de reboleira, até os dados biométricos da lavoura.

Gerenciamento de produtividade do canavial

Com os mapas, os produtores podem comparar com precisão a produtividade entre talhões, máquinas e operadores, além de criar um histórico de informações técnicas para a tomada de decisão, no caso da manutenção ou reformulação de determinadas áreas.

Gestão da aplicação para tratos culturais

No caso da variação produtiva causada por pragas, tanto na planta como no solo, o mapeamento de produtividade possibilita identificar a área exata que precisa de tratamento, economizando com aplicação e também evitando superdosagem em áreas saudáveis.

Dimensionamento das falhas de plantio e levantamento das soqueiras

Da mesma forma como acontece na economia para tratos culturais, a análise pontual da baixa produtividade por falha no plantio, espaçamentos, dano, arranque da soqueira ou compactação de solo pode corrigir somente o local onde houver necessidade, evitando o replantio ou preparo de uma área por completo.

TCH Análise Biométrica

A biometria favorece as estimativas de safra e planejamento, avaliando o desenvolvimento vegetativo da planta, pelo qual se analisa o perfilhamento, altura e o diâmetro do colmo de cana. A análise biométrica se destaca como uma importante ferramenta utilizada com sucesso na cultura. Com o sistema de mapeamento da produtividade, a informação coletada pelo software gera uma base de dados para o monitoramento das variedades em produção.

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. São produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH Industrial. Mais informações podem ser encontradas no site www.caseih.com.