Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 20/11/2014

Efficient Power é destaque no Congresso Nacional de Bioenergia

Tecnologias geram economia de combustível em até 25% na colheita.

Da Case IH

A indústria canavieira é uma das mais sensíveis do agronegócio aos detalhes na redução dos custos de produção e na busca da interação de tecnologias. Focada nesses objetivos, a Case IH apresentou no 7° Congresso Nacional de Bioenergia em Araçatuba, no interior paulista, o conceito Efficient Power, ou Potência Eficiente, um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas para o agronegócio, em especial para o setor sucroenergético.

Realizado pela União dos Produtores de Bioenergia (Udop), o congresso discutiu os rumos do setor e as alternativas para o controle dos custos, visando a uma maior rentabilidade.

Fábio Balaban, especialista de Marketing da Case IH, discursou em sua palestra sobre os pontos-chave do investimento em tecnologias eficientes que fazem as atividades agrícolas cada vez mais rentáveis. "Estima-se que, nas operações de uma colhedora de cana, o combustível possa chegar a 37% do custo total de operação de colheita mecanizada, ou seja, qualquer redução, por menor que seja, gera um grande impacto na rentabilidade. Em todas as etapas agrícolas, a Case IH destaca soluções inovadoras na eficiência energética, seja ela para preparo de solo, tratos culturais ou na colheita de cana".

Disponibilizando atualmente 41 tecnologias dentro do perfil Efficient Power, o conceito garante potência e economia em todas as etapas e em qualquer situação. Balaban relembra que, em cada uma das atividades agrícolas, a marca possui diferenciais relevantes de potência eficiente. "Falando em colheita de cana, a Case IH é a única marca do mercado que possui um equipamento que colhe mais de uma linha por vez, nos mais variados espaçamentos, a colhedora A8800 Multi Row. Outro grande diferencial da marca está aliado aos motores eletrônicos com tecnologias Smart Cruise, que gerenciam automaticamente a rotação de trabalho do motor, gerando uma economia de combustível de até 25%. Esse diferencial está disponível nas duas linhas de colhedoras de grande porte: A8000 e a A8800 Multi Row".

Já para as linhas de tratores de média e alta potência da marca, os modelos Puma e Magnum, o principal diferencial com relação à Potência Eficiente é o sistema de Gerenciamento Automático de Produtividade (APM), que controla automaticamente a transmissão e a velocidade para cada tipo de terreno, com foco na melhor relação de capacidade e consumo, propiciando uma economia de até 20% de combustível.

O mesmo conceito está aplicado também aos pulverizadores Patriot, garantindo uma entrega precisa e consistente dos produtos com ampla gama de condições e velocidades. “Entre os destaques tecnológicos estão o sensor Autoboom, que controla automaticamente a altura da barra de pulverização, piloto automático de fábrica, controle da taxa de aplicação, o sistema EZ-Fold de abertura e fechamento automático das barras, além da combinação entre barras maiores com motor econômico. A cada mil ha, os pulverizadores Patriot 250 podem consumir até 250 litros menos de diesel por aplicação”, finaliza Balaban.