Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 22/07/2014

SAE debate inovações tecnológicas para máquinas agrícolas

Simpósio SAE Brasil será realizado no dia 4 de setembro no RS.

Da SAE

Em razão das safras recordes no Brasil, os produtores agrícolas têm elevado o índice de área semeada e investido em tecnologias para ganhos de produtividade. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que debaterá as perspectivas de mercado e as inovações tecnológicas no Centro de Eventos da Fiergs - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (avenida Assis Brasil, 8.787, Porto Alegre), no dia 4 de setembro.

De acordo com Roseane Campos, chairperson do encontro, o ano é positivo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas em razão das safras recordes no Brasil. “Toda uma cadeia acaba sendo beneficiada com a demanda crescente de alimentos”, afirma. Para Roseane, os bons preços e a melhoria da renda têm possibilitado a produção de grãos alcançar patamares jamais atingidos.

A expectativa é maior inserção de tecnologia, que atenda às crescentes necessidades agroeconômicas, para elevar a produtividade no campo. “Neste ano, os planos de financiamento do governo foram lançados com atraso, já no segundo trimestre. Este atraso impactou na produção porque o segmento de máquinas agrícolas trabalha diretamente com planos de financiamento”, afirma.

Programação

Organizado em dois eixos, o encontro contará com lideranças da engenharia mundial e dos principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Um dos eixos debaterá o cenário agroeconômico a curto e longo prazo, além de avaliar as perspectivas de mercado sob a ótica dos fabricantes.

O ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ministrará a palestra “As Oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”. Já o consultor Carlos Cogo falará sobre “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”.

Centrado nos avanços da tecnologia de equipamentos, o outro eixo de discussão apresentará as tendências em certificações internacionais de tratores e as oportunidades para o setor agrícola brasileiro, além de abordar novidades em pulverização. “Vamos falar sobre a pulverização do futuro, as tendências tecnológicas e os desafios para lidar com as particularidades do Brasil, um país tropical que sempre apresenta umidade e calor”, afirma Roseane.

A expectativa é que o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que chega a sua sexta edição, atraia 450 visitantes, sendo o público alvo composto por engenheiros do segmento que buscam atualização e conhecimento sobre o atual cenário do setor.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.