Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 11/06/2014

International Caminhões comemora um ano de produção na nova fábrica

Primeiro aniversário é marcado por conquistas importantes

Da assessoria

A International Caminhões comemora nesta quarta-feira um ano de produção em sua fábrica em Canoas, RS, inaugurada em Junho de 2013. Ao longo destes 12 meses foram quase mil unidades produzidas - além de outras conquistas importantes para a empresa.

“A nossa fábrica própria era um antigo sonho que foi tomando forma a partir de 2010 e 2011, quando lançamos o 9800i - a geração atual do modelo - e o DuraStar“, conta Guilherme Ebeling, presidente da International Caminhões Brasil. “E após mais de um ano de estudos para definirmos o local da nova fábrica, concluímos que a melhor solução estava mesmo ‘dentro de casa”.

A fábrica de Canoas, que já produzia motores do grupo Navistar desde 1999, provou ter a melhor combinação de fatores para abrigar a linha de montagem própria da International. “Além da boa infraestrutura logística e boa qualidade de mão-de-obra na região, também pesou muito o fato de já termos uma unidade industrial própria que poderia ser rapidamente configurada para produzir nossos caminhões”, diz Ebeling.

Hoje a fábrica conta com uma força de trabalho de cerca de 150 pessoas e tem capacidade de produção de aproximadamente 1700 unidades por ano operando em um turno - ou 5000 unidades em 3 turnos. Após a montagem final, 100% dos caminhões passa por avaliações de qualidade que incluem prova em dinamômetro de chassi e em banco de teste do sistema de freios ABS.

Mesmo com pouco tempo em operação, a fábrica de Canoas já começou a colecionar conquistas importantes. “Apenas 3 meses após o início das operações aceleramos o ritmo de produção até próximo da capacidade total (operando em um turno), em grande parte para atender as licitações que vencemos junto ao governo federal no ano passado”, conta Ebeling. “E mesmo nesse contexto desafiador estabelecemos índices de qualidade iguais ou mesmo superiores aos das fábricas do grupo na América do Norte”.

Para o futuro, a International trabalha na otimização de processos industriais e logísticos. “Neste ano de produção em Canoas identificamos oportunidades para sermos mais competitivos e agora trabalhamos fortemente para colocá-las em prática”.

Sobre a International Caminhões – International é a marca de caminhões da norte-americana Navistar International Corporation. No Brasil, a empresa conta com uma unidade industrial em Canoas, RS, onde são produzidos os caminhões pesados 9800i e os semipesados DuraStar. A marca oferece em todo território nacional um completo serviço de Vendas, Assistência Técnica e Peças de Reposição, composta por mais de 40 pontos de assistência.