Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 08/05/2014

Massey lança colheitadeira com a maior capacidade da categoria

A nova MF 9895 colhe mais hectares com menos combustível.

Da assessoria

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta um aumento de 28% no montante de grãos produzidos no Distrito Federal e região, batendo recorde em produtividade. Segundo levantamento de abril de 2014, a região Centro-Oeste destacou-se pelo retorno das chuvas que beneficiaram o desenvolvimento do milho segunda safra. Também está à frente em financiamentos rurais concedidos às cooperativas, maior parte destinados à comercialização de produtos agropecuários. O Centro-Oeste apresenta aumento de área plantada de arroz e de feijão, com produção de 13% da oferta nacional, com destaque para Goiás.

Nesse contexto, a Massey Ferguson, com mais de 50 anos de experiência, desenvolvendo e produzindo máquinas agrícolas para o mercado, lança sua primeira colheitadeira Classe VIII: a MF 9895, durante a Feira Internacional do Cerrado (AgroBrasília). Representada por três concessionárias, a marca também levará ao evento realizado de 13 a 17 de maio, no Distrito Federal, outros destaques como a plantadeira MF 500 Seed Pneumática e os tratores compactos.

A MF 9895 é a colheitadeira com a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150l/s), proporcionando eficiência e produtividade numa máquina de alto desempenho para produtores de médio e grande porte. Equipada com motor AGCO Power, capaz de entregar até 510 CV de potência, e com o novo rotor denominado “Trident”, a MF 9895 permite um maior processamento sem sacrificar a qualidade dos grãos

A colheitadeira possui um inovador sistema de limpeza estratificado que aumenta consideravelmente a eficiência do conjunto sem a necessidade de aumento de área das peneiras. Outra característica exclusiva é o moderno sistema de arrefecimento denominado “V-Cool” que praticamente elimina manutenções diárias aumentando as jornadas de trabalho. A nova geração de colheitadeiras axiais, voltada a produtores de médio e grande porte foi projetada para trabalhar com menos paradas, manutenção e esforço.

Segundo o gerente de marketing do produto da Massey Ferguson, Roberto Ruppenthal, essa máquina possui a maior taxa de descarga de grãos do mercado: 150 litros por segundo. “Com design surpreendente, ela já nasce com toda a tecnologia mais avançada disponível para maximizar os resultados e aumentar o retorno financeiro no campo”.

Ele explica que a colheitadeira MF 9895 pode ser equipada com: sistema de agricultura de precisão Fieldstar II, sistema de telemetria desenvolvido pela AGCO – o AgCommand, e opção de piloto automático AG 3000. “Tudo isso garante maior conforto e segurança ao operador, além de aumentar a produtividade durante a colheita. É uma colheitadeira com mais capacidade e menos complexidade para que o produtor possa colocar mais grãos limpos no tanque com menos paradas, menos manutenção e menos cansaço”, destaca.

Claudio Alves, diretor executivo da Safra Tratores (MG), uma das concessionárias participantes, explica que mercado regional mantém-se estável e a feira é o momento em que os produtores decidem as compras do ano, pois já obtiveram os resultados da safra de verão. “Estamos animados com o grande interesse pela MF 9895. O público está muito receptivo ao lançamento que faremos na AgroBrasília”, conclui.

De acordo com o Carlos Alberto Amaral, diretor-comercial da Navesa (GO), a AgroBrasília vem se consolidando como uma feira forte quanto à geração de negócios, pela organização e conforto oferecido aos participantes da região. “Os produtores podem sair de suas propriedades pela manhã e retornar à tarde, aproveitando as melhores e mais modernas máquinas que estamos oferecendo”, opina. A Massey Ferguson também será representada no evento pela Redemaq Minas (MG).

Segundo explica Rafael Guarienti, coordenador comercial da Massey Ferguson, a AgroBrasília é uma iniciativa tradicional no Centro-Oeste, contemplando desde agricultura familiar até profissional de larga escala. A região é marcada pela diversificação de culturas e, por isso, favorável à sustentabilidade dos negócios para o produtor local. “Estamos com uma expectativa muito positiva referente à edição deste ano”, conclui.

Os produtores da região ainda terão acesso às plantadeiras MF 500 Seed, que passaram a ser disponibilizadas também com dosadores pneumáticos de sementes. Em relação ao sistema de distribuição mecânico, o pneumático apresenta diversas vantagens, como menor dano às sementes e utilização das mesmas em tamanhos diferentes. Disponível nas versões de 9 a 17 linhas, e até 34 linhas em tandem, a série vem equipada também com a nova linha pneumática de sementes, que oferece um trabalho eficaz mesmo em solos irregulares. As máquinas da série Seed foram desenvolvidas para os agricultores que preferem fazer adubação antecipada.