Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 20/02/2014

AGCO inaugura o mais tecnológico Centro de Treinamento do grupo

Projeto conta com apoio do governo Paulista e visa multiplicar conhecimento técnico e operacional da rede de concessionárias.

Da assessoria

A AGCO – fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas – responsável pelas marcas Challenger, Fendt, GSI, Massey Ferguson e Valtra, inaugura seu mais novo Centro de Treinamento AGCO Academy, localizado na cidade de Campinas (SP), projetado para servir como espaço de difusão de conhecimento e capacitação técnica e operacional às redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra nos países da América do Sul e Central.

O complexo construído em uma área de mais de 3 mil m² recebeu investimentos de R$ 8 milhões para abrigar infraestrutura extremamente moderna em equipamentos e tecnologia industrial, tudo para permitir aos alunos a possibilidade de ter contato com as mais recentes novidades tecnológicas presentes nas linhas de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos.

“O aprimoramento das equipes que atuam nas redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra é um ponto estratégico para avançarmos na prestação de serviços que oferecemos aos nossos clientes. A agricultura avança muito rapidamente para a mecanização e o alto nível das tecnologias embarcadas atualmente nas principais linhas de máquinas e implementos requer dos profissionais cada vez mais preparo e capacitação técnica”, destaca André Carioba, vice presidente sênior e gerente geral da AGCO na América do Sul.

“O interesse maior da AGCO é sempre buscar a qualificação de sua mão de obra a fim de prestar sempre o melhor serviço, além de desenvolver pessoas para que desta forma possamos contribuir com o desenvolvimento do agronegócio a ainda promover realização pessoal para milhares de profissionais que trabalham com nossas marcas em vários países do mundo”, declara.

Segundo Alexandre Landgraf, gerente da AGCO Academy, o novo espaço foi pensado para ser referência na multiplicação de conhecimento sobre as melhores práticas e condutas na utilização das marcas, sendo o foco principal neste momento o atendimento às equipes de vendas, peças originais e assistência técnica pós venda. “A tecnologia da informação tornou-se uma grande aliada na difusão de conteúdos gerados em salas de aula e que agora passam a ser oferecidos para uma gama muito maior de profissionais em cursos presenciais e a distância”.

Para Landgraf, Campinas foi a cidade escolhida para o projeto por conta da infraestrutura oferecida. O Techno Park está estrategicamente localizado, próximo a hotéis, ao aeroporto de Viracopos e no entroncamento das principais rodovias do País, além da proximidade aos campus das melhores universidades do País: Unicamp, Unesp e USP.

Uma das novidades do novo Centro de Treinamento será o estúdio de televisão montando em parceria com o Canal Rural que servirá ao trabalho de ensino a distância. O espaço contará com equipamentos para captação de imagens e transmissão multimídia de última geração, que vão permitir uma difusão rápida e segura dos conteúdos gerados nos laboratórios, e atividades que serão desenvolvidas pelas equipes de instrutores da AGCO.

A estrutura vai acomodar ainda oito salas de aula, laboratórios para promoção de testes de regulagem e checagem dos sistemas e equipamentos das máquinas, informática, eletro hidráulica, além de boxes para simulação de situações práticas de diagnósticos e reparos de máquinas e implementos e um auditório para realização de palestras, workshops e demais atividades de conteúdo teórico.

Entre as atrações o novo espaço, uma ‘bancada viva’ permitirá a realização de simulações sobre situações reais de diagnósticos em peças e componentes dos motores AGCO Power. Os alunos terão ainda um trator parcialmente desmontado para demonstrações de danos e reparos sobre as demais partes e componentes das máquinas. A ideia é que as equipes que passarem pelas dinâmicas de treinamento no Centro de Treinamento AGCO Academy estejam capacitadas a identificar e solucionar problemas, pois essa é a realidade de quem está no dia a dia do campo junto ao produtor rural.

O novo espaço está recebendo apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado. O objetivo é fomentar possíveis parcerias entre a empresa e instituições de ensino estaduais, como universidades e as escolas de ensino técnico é tecnológico do Centro Paula Souza. “Percebemos a importância da disseminação do conhecimento produzido pela AGCO Academy e a importância desse know-how para o desenvolvimento do agronegócio no Estado de São Paulo. Para nós, é um grande orgulho saber que o Estado será mais uma vez o ponto inicial de distribuição desse conhecimento para todo o Brasil”, destaca o diretor da agência, Sérgio Costa. Assim como as principais instituições de ensino e pesquisa do Estado, a Investe SP também é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.