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Publicada em 07/02/2014

Volvo lança programa de eficiência das concessionárias

Inédito no Brasil, One ereHour Stop vai reduzir tempo de espera e aumentar a qualidade dos serviços de pós-venda.

Da assessoria

A Volvo lança no Brasil um programa de eficiência das concessionárias para reduzir o tempo de atendimento e elevar a qualidade dos serviços, o One Hour Stop. Trata se de um sistema em que o consumidor pode fazer até 80% dos serviços disponíveis em apenas uma hora, com a possibilidade de acompanhar o reparo na oficina.

Esse processo aumenta a eficiência dos concessionários e permite um melhor aproveitamento do box de serviço, pois utiliza dois técnicos altamente treinados e sincronizados nos métodos de reparo para trabalhar juntos em um carro. É um conceito semelhante a equipes de mecânicos de Fórmula 1.

O sistema já está operante em três capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e está em fase de implementação nas cidades de Curitiba e Porto Alegre. Até 2017, todas as concessionárias no Brasil adotarão o sistema.

Em todas as concessionárias o cliente fica acomodado em uma sala com ar-condicionado e internet sem fio, via Wi-Fi. Essa facilidade permite que o cliente não tenha que se deslocar duas vezes para o concessionário, reduzindo o tempo perdido em deslocamentos e no trânsito.

Esse diferencial da Volvo Cars rendeu à marca a melhor nota, dentre todas as empresas avaliadas, na premiação “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2013”, promovida anualmente pela revista Consumidor Moderno, superando todos os concorrentes do segmento premium.

O One Hour Stop atende a uma preferência dos clientes identificada pela Volvo em pesquisas realizadas na Europa e na Ásia. Os resultados mostraram que 90% dos clientes estão dispostos a esperar até uma hora e meia na concessionária pelo reparo para receber o carro no mesmo dia.

“Vamos além do conceito de ‘box de serviço rápido’. Com a implementação do processo One Hour Stop, um mesmo box de serviço que atendia quatro carros por dia passa a atender oito. Ou seja, a eficiência da oficina é dobrada. Podemos atender nossos clientes prontamente, aumentando a satisfação com os serviços executados, ”explica Jorge Mussi, Diretor de Pós-Venda da Volvo.

Com o One Hour Stop, em cada box de serviço da revenda a capacidade de atendimento pode ser dobrada e a eficiência dos técnicos aumenta em 20%. A implementação do sistema no concessionário leva cerca de um ano e cada unidade é certificada diretamente pela matriz com o selo do programa.