Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 05/02/2014

Vagão forrageiro vertical é o lançamento da Ipacol no Show Rural

VFTM Vertical permite adaptar as quantidades dos compostos da ração e manter maior integridade dos mesmos.

Da assessoria

Cada vez mais, a competitividade na pecuária depende da preparação e distribuição de uma ração eficaz, tanto no aspecto nutricional como técnico e econômico. Fortalecida pela sua experiência na concepção e desenvolvimento de máquinas destinadas à alimentação animal, a IPACOL concebeu um novo misturador de ração agora em formato vertical, que veio ampliar o portfólio da família Tratomix, o Tratomix Vertical Ipacol – VFTM 9.0 produto que veio para atender a um segmento específico de mercado.

O Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Ipacol, Carlos A. Antoniolli, diz que a empresa lança este produto porque aposta em uma nova fase no trato animal com esta opção de misturador vertical, ainda muito pouco utilizado no Brasil e vastamente difundido no hemisfério norte.

Conforme explica Antoniolli, o VFTM Vertical permite adaptar as quantidades dos compostos da ração e manter maior integridade dos mesmos, atendendo às necessidades do animal para um melhor equilíbrio nutricional, cortar os fardos respeitando as exigências de fibras solicitadas pelos nutricionistas, homogeneizar perfeitamente a mistura para a melhor sanidade dos animais, respeitar a estrutura da forragem para obter a melhor ruminação possível no mais rápido processo de mistura, arejar a ração para reduzir os riscos de aquecimento e favorecer a ingestão para a melhor eficiência alimentar e reduzir ainda mais os custos de operação.

“Mas há uma novidade que estamos introduzindo neste produto que é um diferencial bem significativo e vem atender a uma solicitação dos nossos clientes”, afirma Antoniolli. O VFTM Vertical tem a possibilidade de distribuir as rações em todos os tipos de comedouros e estábulos graças ao seu inovador sistema de descarga para os dois lados”, salienta.

Capacidade

Disponível na versão de caixa com 9,0 m³, com um único rotor vertical de desenho exclusivo, o Tratomix Vertical Ipacol pode ter opções de volume elevado para 10,0 m³ ou ainda 11,0 m³ conforme a necessidade, oferecendo ao produtor a possibilidade de manter todos os benefícios de uma ração misturada e fazer frente ao aumento do número de animais a alimentar. “Esta capacidade evolutiva e a concepção do rotor misturador permite este aumento sobre a caixa, sem penalizar a qualidade de recorte das fibras, a velocidade de mistura e a robustez inicial do depósito”, explica Antoniolli.