Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 03/02/2014

Massey destaca plantadeiras com taxa variável no Show Rural Coopavel

MF 500 e MF 700 exploram ao máximo a potencialidade do solo e oferecem redução de custos ao produtor.

Da assessoria

A safra de grãos 2013/2014 já está plantada em toda a região sul. A expectativa, conforme divulgou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é que somente o Paraná produza 35,7 milhões de toneladas, sendo que a soja deve impulsionar os lucros devido a produção que superou a do ano passado e aos preços bastante atrativos. É neste cenário que a Massey Ferguson apresenta no 26º Show Rural Coopavel uma nova tecnologia para as plantadeiras MF500 e MF 700 a taxa variável e nova linha pneumática para sementes. A expectativa é que o produtor se prepare para aumentar a produtividade sem a necessidade de ampliar a área plantada na próxima safra.

A nova linha pneumática para sementes oferece trabalho eficaz mesmo em solos irregulares. As diferentes configurações que a linha apresenta permite que o agricultor disponha sempre da maior precisão para qualquer tipo de solo. O aumento da capacidade do tanque de 55L para 65L somada à redução de 85 mm na altura de abastecimento e comporta de fechamento inferior, fazem com que o produto possua mais autonomia, garantindo aumento na capacidade de plantio. Além disso, a redução de vibrações faz com que a plantadeira trabalhe de maneira mais firme no solo, garantindo um plantio mais preciso.

“Com este equipamento ocorre otimização da área plantada pelo melhor aproveitamento do terreno. A principal característica desta nova linha de plantio é a precisão na deposição da semente, tanto em profundidade como no espaçamento entre as mesmas, garantindo maior uniformidade na germinação devido a um sistema de limitadores que garantem copiar as irregularidades do solo nas mais diversas condições”, explicou Eduardo Amendola, Gerente de Marketing de Produtos Pulverizadores e Implementos da Massey Ferguson. “O plantio é extremamente importante já que é o início do processo e, se bem feito, é a primeira garantia de bons resultados ao final do cultivo”, acrescentou.

O sistema de taxa variável que equipa as plantadeiras Massey Ferguson permite o controle da dosagem de sementes e fertilizantes durante o plantio, explorando ao máximo a potencialidade do solo e oferecendo redução de custos ao produtor. “O aumento da produtividade das áreas é uma realidade. O produtor tem que produzir mais em um mesmo espaço de forma econômica e sustentável”, justifica Amendola.

A utilização da tecnologia de taxa variável oferece um trabalho ainda mais eficaz às máquinas no campo. Devido ao sistema hidráulico independente, os equipamentos podem ser acoplados a qualquer modelo de trator cabinado. Para controlar esta ação, o operador conta com o novo piloto automático Auto Guide 3000 que oferece até três níveis de precisão nas passadas e com o monitor C3000 de 12,1 polegadas (touchscreen), calibrado com apenas o toque da tela para taxa fixa ou com trabalhos via mapas de adubação e plantio a taxa variável. E para garantir a durabilidade e funcionalidade dos equipamentos, o chicote com conectores selados evita a entrada de impurezas e umidade.

Completa os destaques na feira o Tandem Massey Ferguson, com sistema que une o trabalho de duas semeadoras de até 17 linhas, com um único trator. Com isso o produtor rural consegue maximizar e até dobrar sua capacidade de plantio.