Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 13/11/2013

Mais Alimentos impulsiona venda de caminhonetes e caminhões

Desde o lançamento do Mais Alimentos, em 2008, foram comercializados mais de 7,5 mil caminhões e 12,5 caminhonetes.

Do CanaNews com informações do MDA

O Mais Alimentos, uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está impulsionando as vendas de veículos de transporte de cargas, como caminhonetes e caminhões, principalmente para pequenos e médios produtores rurais do País.

Seguindo o Ministério de Desenvolvimento Agrário, desde o lançamento do Mais Alimentos, em 2008, foram comercializados mais de 7,5 mil caminhões e 12,5 caminhonetes, por meio da iniciativa.

Com o Mais Alimentos o agricultor familiar pode financiar projetos até R$ 150 mil, com juros de 1% e 2% ao ano. São até três anos de carência e até 10 anos para pagar. Para os investimentos em estruturas de armazenagem o prazo pode chegar a 15 anos.

Na avaliação do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, a maior parte desses veículos é utilizada para transportar a produção de agricultores que trabalham com agroindústria.

“Boa parte dos produtos da agricultura familiar passa pelo processo de agroindustrialização pelos próprios agricultores e os veículos de transporte de cargas estão sendo comercializados para esses produtores”, explica.

Na avaliação do coordenador, isso é devido ao progresso do meio rural. “Estamos avançando na formação de uma nova classe média rural no Brasil que demanda equipamentos para transportar a produção de agroindústria e para agregação de valor aos produtos cultivados por esses agricultores”, conclui.