Canais de Notícia

Equipamentos

Publicada em 31/10/2013

Portal criado em MS revoluciona venda de caminhões, tratores e máquinas pela internet

Trucadão está no ar há pouco mais de dez meses e já é um dos principais do País no segmento.

Anderson Viegas

Um portal criado em Mato Grosso do Sul está revolucionando as vendas de caminhões, implementos agrícolas, tratores e máquinas pela internet no Brasil. O Trucadão ( www.trucadao.com.br) nasceu de uma ideia dos irmãos Alfeu e Diogo Vilela, para preencher uma lacuna que existia na web, a de um site que oferecesse em um mesmo espaço anúncios online de produtos de vários segmentos.

Na criação do portal, os irmãos usaram o know how que já tinham na área de vendas. Alfeu trouxe para o projeto, que teve sua largada em fevereiro de 2012, a experiência que teve atuando em uma empresa de tecnologia da informação e Diogo o conhecimento que adquiriu com a comercialização de caminhões.

Com orientação e apoio, inclusive financeiro, do Programa de Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec), do Sebrae/MS, eles criaram o nome e a logomarca do site e fizeram o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Também contrataram uma empresa para desenvolver o portal e o software que faz o gerenciamento dos anúncios online.

No início de 2013 o portal entrou no ar e a empresa ganhou mais dois sócios. O advogado Rodrigo Souza e o engenheiro civil Marcelo Miglioli. Mesmo com pouco mais de dez meses de atividade e graças a um minucioso trabalho de pesquisa de mercado e de divulgação do empreendimento, o site já é um dos maiores no País em número de anúncios, de acessos e de negócios concretizados.

Entre os segredos para o sucesso, Alfeu enumera as vantagens que o portal oferece para anunciantes e compradores. “Nossa grande preocupação é sempre fazer o que é melhor para nossos clientes. Por isso, o portal oferece uma visão ampla no segmento de pesados, possibilita agilidade no processo de decisão de compra, cotações de preços, abrangência de todas as linhas, cotações de seguros, simulações de financiamento e visualização da marca da empresa e dos produtos para um público específico”, comenta.

Além disso, o empresário comenta que os seus clientes têm acesso a relatórios que detalham desde quantas vezes seus anúncios foram acessados no portal até o número de negociações que foram abertas por meio da publicidade e quantas foram finalizadas, entre outros dados. Ele explica que com o uso desse mapeamento, o anunciante pode aprimorar sua estratégia de vendas pela web, melhorando seus resultados.

O empresário Rafael Dell Pino, proprietário da revendedora 5X Máquinas, atesta o sucesso da estratégia do portal sul-mato-grossense. Ele explica que está anunciando no site há três meses e que neste período, por meio dos anúncios online, já conseguiu vender cinco máquinas. Além da comercialização efetiva, comenta que recebe um retorno muito positivo da publicidade, com pessoas de vários estados do País ligando para sua empresa em busca de informações sobre produtos anunciados no Trucadão.

Como reconhecimento ao já vitorioso projeto, além dos resultados comerciais Alfeu revela que o portal também é um dos finalistas da edição deste ano do Desafio Brasil, competição de novas empresas que desenvolvem projetos inovadores (startups), promovido pela Fundação Getúlio Vargas.

“Para nós foi uma grande surpresa termos sido escolhidos como finalistas. Já é uma grande vitória. Inscrevemos o Trucadão por sugestão da agência que cuida da parte publicitária do site. Sabíamos que era um bom projeto e do seu potencial, mas sem grande expectativa e fomos surpreendidos positivamente”, concluiu.

Serviço

O portal Trucadão pode ser acessado pelo endereço www.trucadao.com.br. Além de anúncios de caminhões, implementos agrícolas, tratores e máquinas de empresas de todo o País, oferece ainda dicas e notícias sobre veículos pesados por meio de perfis em redes sociais como o Facebook.