Canais de Notícia

Logística

Publicada em 30/04/2013

Puccinelli diz que vai pavimentar acessos a usinas com Fundersul

Recursos arrecadados com o setor terão destinação específica, conforme o governador de MS.

Anderson Viegas

O governador André Puccinelli anunciou durante a inauguração da usina Ivinhema, da Adecoagro, na sexta-feira passada (26), que os recursos obtidos com a contribuição do setor sucroenergético para o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) vão ter uma destinação específica, vão ser utilizados na pavimentação dos acessos as unidades do setor.

O projeto do governo do Estado que ampliou a taxação, que antes era feita somente sobre a pecuária e outros produtos agrícolas como a soja, o milho e o algodão, foi aprovado no fim do ano passasdo pela Assembleia Legislativa.

O Fundersul foi criado em 1999 para resolver os problemas de conservação das estradas estaduais. Os recursos vem de setores produtivos que são usuários diretos da malha viária e os recursos do fundo são usados diretamente para a melhoria das rodovias.

A tributação da cana, conforme estipula a nova legislação, foi definida no valor correspondente a 2,87% da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms), por tonelada do produto transportada. Com o valor da Uferms em abril definido em R$ 17,63 pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a taxação é de R$ 0,50 por tonelada.

Além de anunciar a destinação específica dos recursos do Fundersul arrecadados das usinas sucroenergéticas, Puccinelli também destacou a importância do setor para a economia do Estado. Ele lembrou que junto com a silvicultura, o segmento ajudou a diversificar a matriz econômica, antes dependente da produção de grãos, principalmente a soja, e da pecuária.

Confira abaixo as fotos da solenidade de inauguração e da visita as instalações industriais da usina Ivinhema:

Inauguração usina Ivinhema - solenidade

Inauguração usina Ivinhema - indústria