Canais de Notícia

Logística

Publicada em 20/12/2012

ALL prevê três trens semanais de MS a SP com celulose da Eldorado

Três vão levar produção da indústria para o porto de Santos.

Da Redação

A América Latina Logística (ALL) está prevendo a partida de três trens semanais de Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul até o porto de Santos, em São Paulo, para fazer o transporte de parte da celulose que for produzida pela fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas.

A planta da Eldorado foi inaugurada no dia 12 de dezembro e tem capacidade instalada para produzir até 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. É a maior unidade de produção de celulose em linha única do mundo.

O investimento no empreendimento foi de R$ 6,2 bilhões, sendo desse total R$ 800 milhões somente em um sistema integrado de logística para fazer o transporte da produção. Cerca de 90% da celulose processada na indústria será exportada, sendo destinada aos mercados asiático, europeu e norte-americano.

Metade da produção de celulose da planta seguirá para o Porto de Santos (SP) utilizando o modal rodo ferroviário. O produto vai sair da fábrica em caminhões até Aparecida do Taboado (MS), de onde seguirá por trens, na via administrada pela ALL, para o porto . A outra metade da produção utilizará o modal hidro ferroviário, saindo do porto construído pela empresa em Três Lagoas, pelos rios Paraná e depois Tietê até Pederneiras (SP), de onde seguirá de trem também para o porto de Santos.

A ALL aponta que cada uma das três composições que sairá semanalmente de Aparecida do Taboado até Santos terá 60 vagões, cada um deles com capacidade de transportar até 88 toneladas de celulose, totalizando 5.280 toneladas do produto por trem.

O trajeto terá 825 quilômetros e segundo o coordenador comercial da ALL, Vítor Leme, será utilizada uma estrutura férrea que dá mais estabilidade e proporciona maior velocidade no transporte.

(*Com informações da ALL)