Canais de Notícia

Logística

Publicada em 13/02/2014

Missão de MS discute com Paraguai nova rota de exportação de soja

Um dos principais assuntos será o escoamento da produção do Estado pelo porto de Concepcion, que possibilita acesso aos portos da Argentina e depois a Ásia.

Do CanaNews com assessoria

Uma missão sul-mato-grossense embarca na próxima segunda-feira (17) para o Paraguai para se reunir com o governo do país e discutir a viabilidade de uso de uma nova rota para a exportação de produtos do Estado, em especial para a soja.

Integram a missão, o governador André Puccinelli, os secretários Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), Carlos Alberto Negreiros (Meio Ambiente, Planejamento e Tecnologia), Edson Giroto (Obras e Transportes), além dos presidente das federações da Industria (Fiems), Sérgio Longen, da Agricultura e Pecuária (Famasul), Eduardo Riedel, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Mato Grosso do Sul (SetLog-MS), Cláudio Cavol.

A reunião da missão sul-mato-grossense será com o presidente do Paraguai, Horácio Manuel Cartes Jara. Um dos principais assuntos será o escoamento da produção do Estado pelo porto de Concepcion, que possibilita acesso aos portos da Argentina, por onde os produtos “Made in MS” poderiam chegar ao mercado asiático com mais agilidade e economia.

"Depois que fizemos a Rota da Integração Latino Americana (RILA), no fim de setembro do ano passado, expedição que levou 90 pessoas entre empresários e políticos a bordo de 30 caminhonetes até os portos do Chile, temos trabalhado incansavelmente para que o transporte de nossa produção encontre uma saída mais econômica, rápida e viável. Hoje temos um colapso nos portos brasileiros, que já não suportam mais o volume de produtos que chegam. Ter uma alternativa é vital para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", explicou o presidente do SetLog-MS.