Canais de Notícia

Logística

Publicada em 01/11/2012

Novo Terminal Intermodal da Cosan aumenta eficiência logística do setor

Terminal está instalado em uma área de cerca de 230 hectares, em Itirapina (SP).

Unica

A primeira fase do Terminal Intermodal inaugurado em outubro em Itirapina (SP) pela Rumo Logística, empresa do grupo Cosan, além de aumentar a eficiência no transporte de açúcar, ajudará o meio ambiente ao diminuir o fluxo de caminhões que circulam entre o interior paulista e o Porto de Santos (SP). A avaliação é do presidente interino e diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, que participou da cerimônia de inauguração.

“Obras como essa ajudam a conter os gastos com logística e aumentam a competitividade do açúcar brasileiro no mercado de commodities. Os custos com o transporte do produto representam, em média, cerca de 10% do valor final do adoçante,” destaca Rodrigues.

“O Brasil tem uma vocação incontestável para produzir commodities. Nossa lição de casa é investir em infraestrutura para tornar essa vocação mais eficiente,” destacou Marcos Lutz, diretor-presidente da Cosan.

Instalado em uma área de cerca de 230 hectares, com 15 mil metros quadrados de área construída, a Cosan prevê a conclusão da obra em 2015, quando o Terminal terá uma infraestrutura que garantirá a movimentação de até 12 milhões de toneladas de açúcar e grãos por ano. A unidade faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão em projetos de infraestrutura, anunciado pela Cosan ao longo dos próximos cinco anos.