Canais de Notícia

Logística

Publicada em 10/01/2014

Terceirização logística reduz custos para o agronegócio, aponta empresta

Solução desenvolvida pela Golden Cargo para a FMC Química do Brasil rende à empresa o Prêmio Abralog 2013.

Da assessoria

A estrutura operacional da Golden Cargo, empresa especializada em logística para insumos do agronegócio, em especial defensivos agrícolas e sementes, tem agilizado a operação para alguns clientes na região de Balsas, no Maranhão.

É o caso da FMC Química do Brasil, que conta com uma solução especialmente desenvolvida pela Golden Cargo para atendimento da região do MAPITOPA, que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, e que rendeu à empresa o Prêmio Abralog 2013 na categoria “Terceirização em Logística”.

O projeto apresentado para a FMC consiste na utilização do Centro de Distribuição da Golden Cargo em Balsas para atender ao grande crescimento do agronegócio regionalmente.

Segundo explica Ricardo Melchiori, diretor de operações da Golden Cargo, a partir dessa nova base operacional em Balsas, foi desenhada toda a malha de atendimento tornando o CD um ponto estratégico e competitivo para o atendimento na região com disponibilidade e tecnologia de armazenagem.

“Ao utilizar a estrutura da Golden Cargo, a FMC conta com uma maior agilidade na logística, atendendo seus clientes com uma redução de lead time de atendimento de 50%, diminuindo o prazo de entrega pela metade, além da necessidade zero de investimento, tendo em vista a terceirização logística, o que não gerou risco para a FMC. Além disso, é esperada uma redução de custos de frete em 4%, considerando transferência, distribuição e armazenagem”, explica o executivo.

Conforme Melchiori, como a fronteira agrícola é extensa, para constante atualização da malha logística, a Golden Cargo disponibiliza para a FMC uma equipe específica que analisa e está constantemente redesenhando o processo de distribuição para melhor atendimento e diminuição dos tempos de trânsito.

Sobre a Golden Cargo

A história da Golden Cargo teve início há 19 anos, com a distribuição de cargas gerais. Menos de 3 anos depois, a empresa já focava seus serviços no segmento de insumos agrícolas e produtos químicos embalados, em especial o agroquímico. Desde então, além de uma frota totalmente adequada ao alto grau de especialização exigido por este mercado, a Golden Cargo vem investindo em centros de armazenagem e distribuição situados nos principais polos do agronegócio do país.

A companhia está equipada com toda tecnologia e know how necessários ao cumprimento das rigorosas normas mundiais de saúde, segurança e respeito ao meio ambiente, além da busca continua pela excelência no atendimento de seus clientes.

Projeto Inovação

Após uma reestruturação em sua composição societária, em 2012 e início de 2013, a Golden Cargo passou por um amplo processo de revisão e modernização de estrutura e processos operacionais e tem colhido excelentes resultados em seu crescimento e no nível dos serviços prestados.