Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 27/08/2013

Conferência de Meio Ambiente de MS será aberta nesta segunda

Evento tem como foco principal a discussão da destinação dos resíduos sólidos.

Notícias MS

O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com o Ibama e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), realiza, nos dias 26 e 27 de agosto, a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente – Vamos cuidar do Brasil - Resíduos Sólidos. A abertura da conferência será hoje (26) às 19 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS).

A abertura contará com a palestra da secretária Nacional de Articulação Interinstitucional de Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meireles, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os governos realizam as conferências para promoverem a participação da população nas políticas públicas. O processo da conferência começa pelas etapas locais, em um município sozinho como conferência municipal ou um grupo de municípios como conferência regional. Nestas primeiras etapas serão eleitos delegados que participarão da conferência estadual. Cada estado vai tratar das soluções que deverá adotar e também eleger os delegados para a etapa nacional.

De acordo com o organizador da 4ª conferência Estadual, Lorivaldo de Paula, todos os municípios de Mato Grosso do Sul realizaram as suas conferências municipais ou intermunicipais. “Foram elencadas 1.400 propostas e estamos trazendo 400 delegados eleitos nas conferências municipais realizadas em todos os municípios do Estado para discutirmos as propostas de Mato Grosso do Sul que serão levadas para a Conferência Nacional”, afirmou Lorivaldo.

A etapa nacional é o ponto alto do debate de uma conferência. A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente vai tratar de Resíduos Sólidos. A meta do governo é acabar com os lixões até 2014. É quando os resultados de todas as conferências estaduais, das conferências livres e das conferências virtuais serão discutidos pelos representantes eleitos. O resultado da Conferência Nacional é fruto do debate que se inicia nos municípios para construção de políticas públicas para todo o País.

Toda a população tem a oportunidade de participar e contribuir com a Conferência Nacional, participando diretamente das conferências municipais, regionais e estaduais, das conferências livres e também das conferências virtuais.

Etapa Estadual

A 4ª Cema tem como objetivo a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, debatendo prioritariamente os eixos temáticos: incentivo à produção e ao consumo sustentáveis; a política de gestão de resíduos, a redução de impactos e a recuperação ambiental; a política de gestão de resíduos e a geração de emprego, trabalho e renda: o desafio da agenda dos catadores e Educação Ambiental.

A Comissão Organizadora Estadual (COE), responsável por coordenar e organizar a 4ª Cema, é formada pelas seguintes entidades: Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais; Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul); 15º BPMA - 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev); Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Associação Parque Zoobotânico; Mulheres em Ação Pantanal; Comitê Permanente contra o Uso de Agrotóxicos em Defesa da Vida; Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul; Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul; Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul; Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados de MS; Coopersool; Coopervida; Coopermaras, Coopernova; Comam/OAB e Águas Guariroba.