Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 15/08/2013

MS destina 1,7 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos

Quantidade de embalagens destinada, pelo Sistema Campo Limpo, é 16% maior que a do mesmo período de 2012.

Inpev

Entre janeiro e julho de 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)-, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 1.739 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Mato Grosso do Sul. A quantidade é 16% maior, se comparado ao mesmo período de 2012.

O estudo realizado pelo inpEV aponta que, nos primeiros sete meses de 2013, já foram retiradas do meio ambiente mais de 25 mil toneladas do material em todo o país. Resultado 9% maior do que o índice obtido no ano anterior.

Para compartilhar com a sociedade os crescentes resultados, benefícios e aprendizados desse programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, referência em solução ambiental ecoeficiente, desde 2005 é celebrado, em agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo. Em 2013, as atividades de comemoração terão início no dia 16 de agosto, sexta-feira, dois dias antes da data oficial (18 de agosto), para favorecer a participação de alunos da rede escolar. A comemoração deve envolver mais de 100 unidades de recebimento espalhadas por 24 estados brasileiros.